Institucional

Reitoria aumenta orçamento para funcionamento dos cursos de graduação da UFVJM em 2024

publicado: 20/12/2023 16h23, última modificação: 20/12/2023 16h28
Orçamento destinado para custeio direto dos cursos de graduação em 2024 terá aumento de 31% em relação ao orçamento inicial autorizado em 2023

Em diálogo com os 11 diretores das unidades acadêmicas, a Reitoria da UFVJM anunciou que, em 2024, o orçamento inicial para custeio direto das despesas dos cursos de graduação e atividades administrativas das unidades acadêmicas terá um aumento de 31% em relação ao ano de 2023. O parâmetro para distribuição do orçamento às unidades acadêmicas tem como fundamento o indicador Total de Aluno Equivalente de Graduação (TAEG) dos cursos de graduação, que é extraído do Censo da Educação Superior (Censup) realizado, anualmente, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Esse indicador leva em consideração os índices de estudantes matriculados, ingressantes, retidos, evadidos e concluintes dos cursos de graduação, bem como o período de duração-padrão, local e turno de funcionamento dos cursos. Além do parâmetro mencionado, em 2024 a Reitoria também autorizará um valor equalizado para todas as unidades acadêmicas. O objetivo é apoiar os cursos de graduação que enfrentam dificuldades no desempenho do TAEG para melhoria dos índices, bem como fortalecer os demais cursos com desempenho satisfatório.
De acordo com o reitor, Heron Laiber Bonadiman, a proposta para 2024 foi pensada pela gestão e construída de forma dialogada com os diretores das unidades acadêmicas. “O objetivo principal é oferecer aos alunos, professores e técnicos administrativos dos cursos de graduação melhores condições para realizarem as atividades de ensino. Mesmo num cenário de restrição orçamentária, faremos um esforço para melhorar e garantir a atividade finalística da universidade. Com isso também esperamos a melhora na qualidade dos cursos e na avaliação institucional”, destaca o reitor.

Segundo o pró-reitor da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento, Darliton Vinicios Vieira, “esta medida visa propiciar maior autonomia e previsibilidade às unidades acadêmicas para planejarem as despesas para funcionamento dos seus cursos nas diversas atividades de ensino e tende a reduzir a necessidade de pedidos de suplementações no decorrer do ano”.

Por Coordernadoria de Comunicação Social