Ensino, Pesquisa e Extensão

Aluno do Programa de Pós-Graduação em Química da UFVJM obtém dupla diplomação no doutorado

publicado: 19/12/2023 19h30, última modificação: 20/12/2023 11h36
A titulação foi emitida pela UFVJM, no Brasil, e pela Unistra, na França

Aluno do programa de pós-graduação em Química da UFVJM obtém diplomação no doutorado
Defesa de tese de doutorado de Kelton, que teve dupla diplomação, pelo Brasil e pela França (Foto: Arquivo Pessoal)

O aluno do departamento de Química da UFVJM, Kelton Rodrigues de Souza, obteve dupla diplomação no doutorado com o projeto intitulado Biophysical and structural studies of bioactive peptides derived from the piscidine family in membrane mimetic media. A titulação, com pesquisa na área de Biomoléculas, foi emitida pela UFVJM, no Brasil, e pela Unistra, na França. O orientador de Kelton, professor Rodrigo Verly da UFVJM, explica que “nesse projeto, foi estabelecido um acordo bilateral entre as Universidades de Strasbourg - Unistra, na França, e a UFVJM. Os professores Rodrigo Moreira Verly (UFVJM) e Burkhard Bechinger (Unistra) atuaram como orientadores do doutorando. Tal projeto permite ao discente obter o diploma de doutorado em ambas as instituições: diploma de doutorado em Química emitido pela UFVJM e pela Unistra”.

De acordo com o orientador da UFVJM, o projeto visa compreender melhor os mecanismos de ação dos peptídeos antimicrobianos naturais (PAMs), menos propensos à resistência bacteriana ou fúngica, permitindo assim o desenvolvimento de novos antibióticos. Verly ressalta “que o projeto permite maior qualificação do estudante, permitindo-o desenvolver novas análises químicas e estruturais que não são realizadas no país. Os resultados da tese de doutorado resultaram e, ainda resultarão, em novos trabalhos com elevado fator de impacto na área de química, além de contribuir para a ampla divulgação do Departamento de Química internacionalmente. Por fim, o projeto também atende ao critério de internacionalização exigido pela Capes”.

Kelton já recebeu propostas para pós-doutorado em Strasbourg para continuar sua formação na área de química e estrutura de biomoléculas.

Por Coordenadoria de Comunicação Social