Institucional

Processo de recredenciamento do MEC eleva nota da UFVJM e garante renovação da autorização de funcionamento

publicado: 08/11/2023 17h31, última modificação: 09/11/2023 10h28
Conceito Institucional da universidade aumentou para 4; portaria de recredenciamento será publicada em breve

UFVJM conquista nota 4 em processo de recredenciamento do MEC e garante continuidade do funcionamento nas quatro cidades onde tem campus (Foto: Acervo Dicom/UFVJM)

Após intenso processo avaliativo para o Recredenciamento Institucional junto ao Ministério da Educação (MEC), o Conceito Institucional da UFVJM subiu de 3 para 4 em relação à última avaliação realizada. Em uma escala que vai de 0 a 5, a instituição alcançou o conceito final contínuo de 4,47 e conceito final faixa 4, conquistando avaliação satisfatória (conceito igual ou superior a 3) e garantindo a renovação da autorização de funcionamento.

A boa notícia foi repassada à UFVJM por meio do relatório emitido pela Comissão de Avaliação Externa designada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao MEC. A comissão esteve na universidade entre os dias 23 e 25 de outubro para a realização da visita de avaliação in loco virtual, como parte do processo de Recredenciamento Institucional. Nessa avaliação, a UFVJM precisou demonstrar que atende a diversos indicadores de qualidade e, para isso, contou com o envolvimento e dedicação de diversos servidores de setores variados.

“O aumento da nossa nota de avaliação demonstra o vigor de uma equipe de trabalho que não se abalou com o baixo investimento que vivemos nos últimos anos. É uma nota de avaliação da nossa universidade, das pessoas que trabalham nela. Demonstra a nossa força como instituição pública, gratuita e de qualidade. De agora em diante, vamos trabalhar ainda mais para garantir a excelência no ensino, na pesquisa e na extensão, com práticas administrativas planejadas e humanizadas. Gostaria de parabenizar toda a nossa comunidade e, de modo particular, a nossa equipe de gestão que trabalhou na organização documental”, celebra o reitor da UFVJM, Heron Laiber Bonadiman.

O pró-reitor de Graduação, Douglas Sathler dos Reis, também ressalta o trabalho da gestão atual que, durante o processo avaliativo, conseguiu mostrar e valorizar de forma clara o trabalho competente desenvolvido na instituição, além dos seus pontos fortes. “Apesar de termos ficado bem próximos da nota cinco, sabemos que temos pontos de melhoria, mas também entendemos que temos potencial e capacidade de melhorar nos próximos anos. Com certeza vamos utilizar o relatório de avaliação como uma grande fonte de informações para o planejamento de ações para conseguirmos a nota máxima na próxima avaliação”, comenta o pró-reitor.

Considerações finais do Relatório de Avaliação

De acordo com o Relatório de Avaliação da Comissão de Avaliação Externa do Inep em visita virtual à UFVJM, “a comissão teve oportunidade de reunir-se com os membros da CPA; com o grupo técnico-administrativo, com o corpo docente e corpo discente da universidade. Todas as reuniões tiveram participação ativa, demonstrando interesse e engajamento do corpo social da IES no processo de avaliação. A procuradora educacional institucional (PI) e colaboradores da IES foram sempre solícitos e ofereceram ajuda à comissão para que fosse possível alcançar informações e dirimir dúvidas. O preenchimento do formulário eletrônico e a discussão sobre os conceitos a serem atribuídos foi realizado conjuntamente pelos avaliadores na sala do Teams. A agenda de avaliação foi cumprida integralmente. Não houve nenhum incidente durante os dias de avaliação. Na reunião de encerramento de trabalhos in loco a comissão teve oportunidade de ressaltar os objetivos preconizados nas normas do Sinaes. A comissão atuou, em todo processo avaliativo, de acordo com as normas e diretrizes do INEP/MEC, demonstrando zelo, ética e responsabilidade no desempenho das atividades.”.

Recredenciamento Institucional

O Recredenciamento Institucional é a renovação do ato administrativo de credenciamento das instituições de ensino. O processo transcorre dentro de um fluxo processual composto por diversas etapas que garantem a regularidade da instituição. “Trata-se de um procedimento periódico que tem como objetivo verificar se as instituições estão em conformidade com as diretrizes do MEC e se possuem as condições necessárias para continuar oferecendo cursos superiores e concedendo diplomas. Normalmente, o processo de recredenciamento é realizado a cada 5 ou 10 anos”, explica o pró-reitor de Graduação da UFVJM, Douglas Sathler dos Reis.

Por Coordenadoria de Comunicação Social