1º Ciclo de Debates Coletivo Acolhe UFVJM

publicado 08/11/2023 15h50, última modificação 08/11/2023 15h50
08/11/2023 from 18h00 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
Evento on-line
Visite o site do evento

Peça gráfica do evento 1º Ciclo de Debates Coletivo Acolhe UFVJM - 1

Com o objetivo de introduzir no ambiente acadêmico discussões sobre anticapacitismo e parentalidade (atípica ou não), o Coletivo Acolhe UFVJM promove a ação de extensão on-line Ciclo de Debates, que será realizada gratuitamente entre os meses de novembro e dezembro de 2023. O primeiro encontro será no dia 8 de novembro, às 18h, com o tema “Intersecções entre universidade, parentalidade e anticapacitismo: um debate necessário”. É aberto a todos os interessados, por meio de link do Google Meet.

O encontro contará com a participação da professora Leila de Cássia e do professor Luiz Henrique Magnani, da UFVJM, e da professora Valéria Aydos, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Haverá emissão de certificado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) para os participantes, em cada edição do ciclo de debates.

“O termo parentalidade ainda é algo desconhecido e pouquíssimo abordado no meio acadêmico, ainda que seja ele de interesse de muitos de nós, particularmente de estudantes e servidoras que são mães. Mais ainda de homens e mulheres que são pais de crianças atípicas. Falar sobre isso no ambiente universitário é crucial para a construção de uma cultura de respeito à diversidade”, analisa a coordenadora do Coletivo Acolhe UFVJM e professora da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH), Juliana Leal.

Melhores condições de trabalho

O Coletivo Acolhe UFVJM é uma iniciativa de mães docentes, técnicas administrativas e discentes de todos os campi da UFVJM que, juntas, por meio de diversas ações, buscam por melhores condições de trabalho em virtude das particularidades e demandas que a maternidade traz.

Conheça mais sobre o projeto no perfil do Instagram.

A ação tem registro (número 202304000075) como atividade de extensão na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM.

Peça grafica do evento 1º Ciclo de Debates Coletivo Acolhe UFVJM - 2
 Ciclo de Debates Coletivo Acolhe UFVJM