Comunidade

publicado: 11/07/2023 11h37, última modificação: 11/07/2023 11h37
Ação beneficiará usuários do campus a médio e longo prazo

Campus Janaúba recebe doação e realiza plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas - Imagem 1
(Foto: Barbhara Mota Marinho)

O Campus Janaúba da UFVJM, localizado no município de mesmo nome, recebeu e já realizou o plantio de 14 mudas de árvores nativas e frutíferas, com o objetivo de contribuir para a arborização do local. A doação foi feita pela prefeitura de Serranópolis, por meio de sua Diretoria de Meio Ambiente, durante a realização da Semana de Meio Ambiente, no dia 7 de junho. Já o plantio foi organizado pela diretoria do campus, a partir de orientações dos setores responsáveis, e executado por integrantes da comunidade acadêmica, de forma voluntária, em 21 de junho.

Doação

A Semana de Meio Ambiente promovida no município de Serranópolis contou com a presença ativa de professores e alunos do Instituto de Engenharia, Ciência e Tecnologia (IECT) - Campus Janaúba/UFVJM. Ao receberem a doação, os participantes do evento trouxeram as mudas para o IECT, a fim de preservá-las para o plantio no momento adequado.

Planejamento

O planejamento do plantio foi executado no período de 14 a 19 de junho, com o envolvimento do diretor acadêmico do IECT, Thiago Franchi Pereira da Silva, e do diretor do Campus Janaúba, Leonardo Azevedo Sá Alkmin. Foram consultados o diretor de Serviços de Engenharia e Manutenção dos Bens Patrimoniais da universidade, Guilherme Petrone Soares de Oliveira, que passou orientações sobre o local selecionado para o plantio, de forma a não afetar as futuras expansões do Campus Janaúba, e o coordenador de Meio Ambiente da UFVJM, Celmo Aparecido Ferreira, que falou sobre os cuidados necessários para obter eficiência plena na hora do plantio, como escavação das covas, inserção das mudas e colocação de esterco e terra.

Plantio

O plantio das 14 mudas recebidas foi realizado em áreas internas do Campus Janaúba, em 21 de junho, seguindo definições técnicas adequadas e ocupando uma área de aproximadamente 400 m2. Contou com a participação de diversos integrantes da comunidade acadêmica do campus (alunos, professores, técnicos administrativos e colaboradores terceirizados), de maneira voluntária. A equipe comprometeu-se a participar de novos plantios, nos próximos meses, de forma a ocupar uma área maior com árvores nativas e frutíferas.

“Foi possível perceber a motivação de todos nessa importante ação relacionada à sustentabilidade ambiental. Pretendemos agora estabelecer parcerias com instituições que cultivam mudas em viveiros próprios, como o Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Janaúba, para obter espécies adequadas para o plantio em nosso campus. E queremos também implementar projetos de extensão com a participação de acadêmicos da UFVJM, para replicar a experiência do plantio de mudas de árvores em locais públicos de Janaúba e cidades do entorno”, comenta o professor Jônatas Franco Campos da Mata, integrante da equipe que participou da ação.

(Fotos: Bárbhara Mota Marinho)

A médio e longo prazo, as árvores plantadas no Campus Janaúba trarão diversos benefícios aos usuários, como formação de área sombreada e agradável, redução da temperatura média do ambiente e criação de local de descanso e contemplação da natureza.

“Ressalta-se que o nosso campus definitivo foi inaugurado em 18 de março de 2019; portanto, sua implementação é recente e demandará muitas obras em médio e longo prazo. Dessa forma, há necessidade de investimentos significativos, tanto em novos prédios e infraestrutura civil quanto em implementação de áreas verdes e lazer”, conclui o diretor do IECT, Thiago Franchi Pereira da Silva.

Por Coordenadoria de Comunicação Social