Notícias
Comunidade
Endividamento da população preta e periférica foi tema de evento promovido no Campus do Mucuri
No dia 31 de maio, o Auditório Esmeralda do Campus do Mucuri da UFVJM, em Teófilo Otoni, recebeu a comunidade interna e externa à universidade para um debate sobre o endividamento da população preta e periférica. O evento foi promovido pelo curso de Ciências Econômicas, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas (Facsae), em parceria com entidades sociais do município.
Debate que aborda questões de Educação Financeira reuniu grande número de participantes no Campus do Mucuri
(Créditos: Janaína Elisa Patti de Faria - fotos 1 e 2; e Maria Eloíza Souza Duarte - foto 3)
Sob a coordenação das docentes Ellen Lucy Tristão e Janaína Elisa Patti de Faria, o debate contou com a presença do diretor do Campus do Mucuri, Fábio Silva de Souza, da coordenadora do curso de Ciências Econômicas, Sílvia Swain Canôas, de estudantes de graduação e servidores da UFVJM, além de estudantes secundaristas de duas escolas públicas de Teófilo Otoni.
O evento teve ainda o objetivo de conscientizar os participantes, trazendo reflexões e informações essenciais sobre o tema. Com a iniciativa, espera-se promover a igualdade de oportunidades e o empoderamento econômico desses grupos tão importantes para a sociedade. De acordo com a diretoria do Campus do Mucuri, é importante destacar também que o encontro fez parte das atividades de extensão integradas a uma das disciplinas do curso de Ciências Econômicas, com o intuito de promover a curricularização da extensão.
Ao final do evento, os participantes tiveram a oportunidade de fazer uma visita guiada pelo Campus do Mucuri conduzida pelo diretor do campus, que proporcionou um maior conhecimento sobre as atividades desenvolvidas na UFVJM
(Crédito: Janaína Elisa Patti de Faria)
“É importante destacar que a atividade só foi possível com o engajamento das parceiras do Centro de Referência de Direitos Humanos (CRDH), Associação de Bairros de Teófilo Otoni (ABTO), Grupo de Mulheres Organizadas do Mucuri (GMOM), Slam Recitando Vidas e Centro Acadêmico Celso Furtado (CACE), além da participação dos estudantes da disciplina de Pesquisa e Extensão em Economia.”
Ellen Lucy Tristão, professora do curso de Ciências Econômicas e coordenadora do evento
“A atividade promoveu uma frutífera interação entre graduandos do Campus do Mucuri, em especial do turno noturno, e secundaristas das escolas estaduais Ione Lewick e Tancredo Neves, abordando uma temática da economia de fundamental importância contemporânea, particularmente para as parcelas mais vulneráveis da sociedade, como a população preta e periférica.”
Janaína Elisa Patti de Faria, professora do curso de Ciências Econômicas e coordenadora do evento
Por Coordenadoria de Comunicação Social