Notícias

Comunidade

Dias de Campo movimentam Fazenda Experimental Rio Manso no mês de junho

publicado: 11/07/2023 18h18, última modificação: 11/07/2023 18h18
Implantação da pitaia e defesa sanitária vegetal foram temas dos encontros

No mês de junho, foram realizados dois eventos acadêmicos “Dia de Campo” do curso de Agronomia da UFVJM, na Fazenda Experimental Rio Manso, localizada em Couto de Magalhães de Minas, município próximo a Diamantina. Os encontros tiveram como tema “Implantação da pitaia” e “Defesa sanitária vegetal” e contaram com a participação de alunos da universidade e de integrantes de comunidades da região.

Dias de Campo movimentam Fazenda Experimental Rio Manso no mês de junho - Imagem 1 Dias de Campo movimentam Fazenda Experimental Rio Manso no mês de junho - Imagem 2
Dias de Campo reuniram comunidade para falar sobre implantação da pitaia e defesa sanitária vegetal
(Fotos: Josimar Rodrigues Oliveira)

Pitaia

O Dia de Campo “Implantação da pitaia” foi realizado no dia 16 de junho pela empresa júnior do curso de Agronomia da UFVJM, Agrovales Consultoria e Projetos, em parceria com a Casa do Empreendedor, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), Prefeitura de Couto de Magalhães de Minas e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Coordenado pela professora Maria do Céu Monteiro Cruz, do Departamento de Agronomia, o evento teve como público as famílias coutenses beneficiadas com a doação de mudas de pitaia, reunindo mais de 100 pessoas. Foram abordados assuntos como preparo do solo e plantio das mudas; condução da cultura e cuidados fitossanitários; mercado e rentabilidade, agregação de valor e diversidade de produtos que podem ser elaborados com a fruta.

Dias de Campo movimentam Fazenda Experimental Rio Manso no mês de junho - Imagem 3 Dias de Campo movimentam Fazenda Experimental Rio Manso no mês de junho - Imagem 4
Dias de Campo movimentam Fazenda Experimental Rio Manso no mês de junho - Imagem 5 Dias de Campo movimentam Fazenda Experimental Rio Manso no mês de junho - Imagem 6
Dia de Campo “Implantação da pitaia”
(Fotos: Josimar Rodrigues Oliveira)

Em 2022, a Agrovales foi contratada pela Prefeitura de Couto de Magalhães de Minas para produzir as mudas e prestar consultoria técnica junto às famílias beneficiadas, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da cultura agrícola na região. Assim, foram produzidas e distribuídas cinco variedades de pitaia: Golden, Lua do Cerrado, Luz do Cerrado, Rabilonga e Púrpura.

Defesa sanitária vegetal

Já no dia 30 de junho, a Fazenda Experimental Rio Manso recebeu a comunidade para participar do Dia de Campo “Defesa sanitária vegetal”, que foi coordenado pelo professor Ricardo Siqueira da Silva, do Departamento de Agronomia, com apoio dos estudantes da disciplina Receituário Agronômico e Legislação Agrícola. Foram abordados os seguintes assuntos: amostragem para fins de sanidade e fertilidade do solo; manejo integrado de cigarrinhas em gramíneas; agrotóxicos (uso e cuidados), rastreabilidade vegetal e controle biológico.

Esse segundo “Dia de Campo” alcançou um público diverso de pouco mais de 80 pessoas, com participantes de Couto de Magalhães de Minas, Diamantina, São Gonçalo do Rio Preto e outros municípios. Destaca-se a presença de estudantes do curso técnico em Agropecuária da Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) - Escola Estadual Jerônimo Pontello; alunos dos cursos de graduação das áreas de ciências agrárias e Licenciatura em Educação do Campo (LEC) da UFVJM; associados da Fundação Pró-Universitária do Vale do Jequitinhonha (Funivale), produtores rurais, profissionais da área, servidores públicos e representantes das prefeituras e secretarias municipais de Agricultura da região.

Dias de Campo movimentam Fazenda Experimental Rio Manso no mês de junho - Imagem 7 Dias de Campo movimentam Fazenda Experimental Rio Manso no mês de junho - Imagem 8
Dias de Campo movimentam Fazenda Experimental Rio Manso no mês de junho - Imagem 9 Dias de Campo movimentam Fazenda Experimental Rio Manso no mês de junho - Imagem 10
Dia de Campo “Defesa sanitária vegetal”
(Fotos: Josimar Rodrigues Oliveira)

Para a realização, o evento contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc); Faculdade de Ciências Agrárias (FCA); Departamento de Agronomia (DAG); Superintendência de Produção Agropecuária das Fazendas Experimentais (Superagro) da UFVJM; Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (Senar-MG); Sindicato dos Produtores Rurais de Diamantina (SPR); Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG); Prefeitura de Couto de Magalhães de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e Casa do Empreendedor; Supermercado São Gonçalo; Cecap Plano Familiar e Roque Car.

“A Fazenda Experimental Rio Manso tem se tornado um importante polo de extensão e difusão de conhecimento no Alto Jequitinhonha, com excelente infraestrutura e disponibilidade de áreas demonstrativas de campo. Somente no primeiro semestre do ano, foram realizados três cursos de capacitação e dois Dias de Campo no local”, finaliza o superintendente da Superagro, Josimar Rodrigues Oliveira.

 

Por Coordenadoria de Comunicação Social