Ensino, Pesquisa e Extensão

Aluno do Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFVJM é aprovado em Programa do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM)

publicado: 16/11/2023 18h49, última modificação: 16/11/2023 18h49
Com pesquisa sobre biorrenováveis, graduando participará do 31º Programa Bolsas de Verão

O aluno Wanderson de Jesus Moura Mendes, do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT), passará as férias de verão, de 5 de janeiro a 1º de março, no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Wanderson, que cursa o último período do ciclo básico de Ciência e Tecnologia , em Diamantina, e cursará na próxima etapa o curso de Engenharia de Alimentos na UFVJM, vai participar do 31º Programa Bolsas de Verão do centro.

Natural de Gouveia, cidade vizinha a Diamantina, o aluno traz no currículo cinco semestres como monitor bolsista e participações no programa de bolsas do CNPq e no Laboratório de Micologia, Enzimologia e Desenvolvimento de Produtos (LMEDP), na UFVJM, além de interagir com outros cursos, como o Programa de Biocombustíveis. “Minha expectativa é ter contato, de forma científica, fora do meio acadêmico, de aprender e trazer o meu conhecimento. Conhecimento só é útil se for passado adiante”, destaca Wanderson.

Sob orientação da professora Vivian Benassi, coordenadora do LMEDP, o graduando desenvolve pesquisa sobre os biorrenováveis. Wanderson detalha que “o desenvolvimento de novas tecnologias de base biológica é a chave para alcançar um futuro sustentável. Considerando que os biorrenováveis podem ser produzidos utilizando uma grande variedade de matérias-primas com múltiplas combinações de caminhos de conversão industrial, é importante compreender completamente seus impactos antes de escalonar novas tecnologias em biorrefinarias. A necessidade de antecipar as consequências adversas antes da implementação real em larga escala é fundamental para promover a competitividade econômica, melhorar os benefícios ambientais e socioeconômicos a curto e longo prazo”.

O CNPEM

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) destaca-se no cenário nacional por ser um centro de referência aberto, multiusuário e multidisciplinar, com ações direcionadas para diferentes atores do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o centro reúne equipes multitemáticas especializadas, infraestruturas laboratoriais abertas à comunidade científica, projetos de pesquisa e desenvolvimento em áreas estratégicas, parcerias com o setor produtivo e atividades de formação e capacitação de jovens pesquisadores.

Saiba mais sobre o CNPEM.

Por Coordenadoria de Comunicação Social