1º Seminário Macrorregional Jequitinhonha de Hanseníase

publicado 17/11/2023 09h16, última modificação 17/11/2023 09h16
23 de novembro
Quando
23/11/2023
de 08h00 até 17h00
(America/Sao_Paulo / UTC-200)
Onde
Anfiteatro do Campus I da UFVJM
Site
Visite o site do evento
Adicionar evento ao calendário
iCal

Peça gráfica do evento 1º Seminário Macrorregional Jequitinhonha de Hanseníase

No próximo dia 23 de novembro, o projeto de extensão “Hanseníase: problema resolvido ou negligenciado?” da UFVJM realizará o 1º Seminário Macrorregional Jequitinhonha de Hanseníase. O evento tem como público-alvo os profissionais de saúde e coordenadores da Atenção Primária de Saúde (APS) dos 34 municípios que compõem a área de abrangência da regional e comunidade acadêmica da UFVJM. O seminário, que conta com a parceria da Superintendência Regional de Saúde de Diamantina, está com inscrições abertas, e devem ser feitas pelo formulário eletrônico. O evento será realizado no anfiteatro do Campus I da UFVJM, em Diamantina, das 8h às 17h.

De acordo com a professora do Departamento de Enfermagem e coordenadora do 1º Seminário Macrorregional Jequitinhonha de Hanseníase, Gabriela de Cássia Ribeiro, o principal objetivo do evento é demonstrar a situação epidemiológica da hanseníase na macrorregião de saúde Jequitinhonha e capacitar o público-alvo para a busca ativa, diagnóstico precoce e tratamento da hanseníase. “A hanseníase é uma doença infecciosa e representa um problema de saúde pública no Brasil devido ao seu alto poder incapacitante”.

Para a professora, “o evento representa um marco para a prevenção e controle da hanseníase na macrorregião de saúde Jequitinhonha, pois os dados epidemiológicos demonstram um perfil de diagnósticos tardios com incapacidades físicas e até mesmo municípios silenciosos, que não detectam a doença por muitos anos. Dessa forma, gostaríamos de incentivar as ações de educação em saúde e busca ativa da hanseníase nos municípios, a fim de que realizem diagnósticos oportunos”.

A expectativa, segundo a coordenadora do seminário, é que cerca de 150 pessoas participem do evento, “que contará com a presença de representantes do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Superintendência Regional de Saúde de Diamantina. Além disso, docentes da Enfermagem e Medicina da UFVJM farão as capacitações”.

Confira a programação do seminário:

8h Credenciamento
8h30 Mesa de abertura – Representantes: UFVJM e projeto Hanseníase; SMS/Diamantina; SRS/Diamantina; SES/MG; CDTAP/DGCI/SAPS/MS
9h Apresentação do evento e do projeto: Hanseníase: problema resolvido ou negligenciado? - Gabriela de Cássia Ribeiro
9h30 Mesa-redonda
– Apresentação níveis de gestão em saúde SRS/D – Fluxo de atendimento paciente de hanseníase
Élida Leite Araújo – Referência Regional de Hanseníase SES/MG
– Situação epidemiológica da hanseníase na Macrorregional Jequitinhonha e ações da SES
Daniele dos Santos Lages – Coordenadora interina Programa Estadual de Hanseníase CDTAP/DGCI/SAPS/MS
– O papel da coordenação de Atenção às Doenças Transmissíveis na Atenção Primária à Saúde como espaço de mudanças na situação atual da hanseníase no Brasil
Luciane da Silva Lima – Assessora técnica

11h Espaço de diálogo com participantes
11h30 às 13h30 Almoço
13h30 Diagnóstico e acompanhamento do paciente de hanseníase – Gabriela de Cássia Ribeiro
15h Tratamento da hanseníase – Nayla Alves Costa

O projeto Hanseníase: problema resolvido ou negligenciado? tem registro (número 20231012023405503) como atividade de extensão na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM.