Notícias

Institucional

Curso de Medicina Veterinária conquista nota 4 em avaliação do Inep

publicado: 16/11/2023 15h35, última modificação: 16/11/2023 15h35
A nota máxima atribuída a um curso é 5

O curso de Medicina Veterinária do Campus Unaí da UFVJM conquistou nota 4 no processo de renovação de reconhecimento do curso realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A nota máxima atribuída a um curso é 5. Os avaliadores do INEP verificaram a realidade e especificidades dos cursos por meio de visita virtual in loco entre os últimos dias 16 e 18 de outubro de 2023.

Entre as considerações finais dos avaliadores, contidas no relatório do Inep/MEC, está o fato de o curso ter mudado de endereço, de uma sede provisória alugada para uma sede própria, com melhor infraestrutura do que a anterior. Para a Procuradora Educacional Institucional da UFVJM, Valéria Rodrigues Neves, a pontuação é um fato para ser comemorado. “Parabenizo a todos os envolvidos na gestão do curso que, apesar de algumas fragilidades, conseguiu obter a nota 4, que indica um curso de alta qualidade de acordo com os critérios do Inep/MEC”, comenta.

Em uma análise qualitativa o relatório destaca três dimensões, reproduzidas abaixo:

  • Dimensão 1: De acordo com os documentos avaliados, reuniões com discentes, docentes, e demais colegiados responsáveis direta ou indiretamente pela gestão do curso, foi possível constatar que o curso possui uma boa organização, com a implementação das políticas institucionais no curso, as DCNs vigentes estão sendo cumpridas a partir de um novo PPC aprovado recentemente pela coordenação do curso, com adequações em relação aos objetivos, perfil do egresso, metodologia de ensino e aprendizagem, TCC, estágios supervisionados obrigatórios, as unidades curriculares em consonância com o mercado dando ao aluno uma visão generalista, a flexibilização do curso através das disciplinas optativas e estágios não obrigatórios fazendo parte das atividades complementares, o discente também dispõe de apoio psicopedagógico e de acessibilidade tanto estrutural quanto pedagógico e comunicacional, sendo utilizadas ferramentas digitais para complementação e ampliação do alcance pedagógico das unidades curriculares, além da bibliografia disponível em 2 formatos, físico e digital.
  • Dimensão 2: O curso possui NDE estruturado e institucionalizado, com atuação constatada na gestão pedagógica do curso, o corpo docente é bem consistente com 38 docentes, todos com doutorado em regime de dedicação exclusiva. A coordenação de curso também possui dedicação exclusiva com titulação de doutorado, egida por um plano de ação com metas a serem alcançadas.
  • Dimensão 3: Observou-se que o Instituto de Ciências Agrárias, Campus Unaí, onde é sediado o curso, possui infraestrutura nova, ainda com problemas a serem resolvidos, que não inviabilizam a permanência do curso nem seu funcionamento a curto prazo, mas que precisam ser resolvidos a médio e longo prazo, tendo em vista as exigências das DCNs vigentes e que o curso descreveu em seu PPC, como por exemplo: melhorar a clínica de pequenos animais que funciona de forma precária com fluxo de funcionamento estranho, sem os equipamentos básicos; a clínica de grandes animais que nem existe; laboratórios específicos também deficientes em insumos e às vezes sem espaço.

Siglas citadas no relatório
DCNs: Diretrizes Curriculares Nacionais
PPC: Projeto Pedagógico do Curso
TCC: Trabalho de Conclusão de Curso
NDE: Núcleo Docente Estruturante

 

Por Coordenadoria de Comunicação Social