Comunicado

Abertas inscrições para composição de comissão de elaboração do PDI 2024-2028 UFVJM

publicado: 24/03/2023 15h19, última modificação: 24/03/2023 15h19
Há vagas para servidores e alunos de todos os campi da universidade; inscrições vão até 30/3

A Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan) informa à comunidade acadêmica que estão abertas, a partir de hoje, 24 de março, as inscrições para composição da Comissão Geral e de grupos de trabalho para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFVJM para o período de 2024 a 2028.

As vagas oferecidas são para representantes dos diretores das unidades acadêmicas, técnicos administrativos e alunos da instituição. Os interessados devem se inscrever por meio de link próprio, até o dia 30 de março.

A equipe da Proplan informa que, caso haja número de inscritos maior que o quantitativo de vagas ofertadas, será utilizada como critério de seleção a ordem de inscrições recebidas, em que serão priorizados os primeiros candidatos inscritos para cada vaga ofertada por segmento.

Conceito e importância do PDI

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) consiste em um documento em que se definem a missão da instituição de ensino superior e as estratégias para atingir suas metas e objetivos. Abrange um período mínimo de cinco anos e deverá contemplar o cronograma e a metodologia de implementação dos objetivos, metas e ações da instituição, observando a coerência e a articulação entre as diversas ações, a manutenção de padrões de qualidade e, quando pertinente, o orçamento.

De acordo com a equipe da Proplan, o PDI constitui tanto uma forma de avaliação da instituição pelos órgãos responsáveis, como um plano para a melhoria e acompanhamento da implementação das ações estratégicas traçadas e, ainda, um instrumento de gestão pública. Ao englobar elementos que influenciam a melhoria da qualidade do ensino, uniformidade das tarefas administrativas e gestão financeira eficiente, o documento colabora para os objetivos de eficiência, eficácia, efetividade e transparência pública.

A metodologia norteadora para desenvolvimento do PDI é a plataforma ForPDI, conforme disposto no guia desenvolvido pelo governo federal.

Vagas ofertadas e links dos formulários de inscrição para comissão de elaboração do PDI

Comissão Geral PDI 2024-2028 UFVJM

Grupos de trabalho PDI 2024-2028 UFVJM