Notícias

Ensino, Pesquisa e Extensão

Grupo de Ginástica de Diamantina abre inscrições para novos integrantes

publicado: 24/03/2023 12h06, última modificação: 24/03/2023 12h06
Atividades serão retomadas na próxima terça-feira, 28/3

Estão abertas as inscrições de novos integrantes para o projeto de extensão “Grupo de Ginástica de Diamantina” (GGD), que retoma suas atividades no próximo dia 28 de março. Podem fazer parte do grupo homens e mulheres entre 18 e 49 anos de idade, das comunidades interna e externa à UFVJM.

Os encontros serão realizados às terças e quintas-feiras, das 16h às 17h30, no Laboratório de Ginástica, localizado na Sala 108 do Prédio de Educação Física - Campus JK, em Diamantina. De acordo com a coordenadora do projeto, professora Priscila Lopes, a primeira semana é destinada a aulas experimentais. Depois, se gostar das atividades, o participante faz a inscrição lá mesmo.

O GGD

Em atividade desde 2011, o GGD tem como objetivo geral promover a formação humanizadora e emancipatória dos seus participantes, por meio da prática da Ginástica para Todos. O trabalho é realizado em diálogo com as manifestações artísticas e culturais da região de abrangência da UFVJM, compreendendo o contexto onde estão inseridas, de forma que a interação entre os saberes científico e popular e as diferentes linguagens seja estimulada.

A professora Priscila Lopes explica que o GGD trabalha com a prática da Ginástica para Todos numa perspectiva freiriana. O projeto tem como uma de suas metas principais produzir coreografias originais inspiradas em diversos temas com o intuito de estimular, por meio do fazer artístico-cultural, a formação crítica de sujeitos que produzem e apreciam as manifestações regionais. As coreografias produzidas pelo GGD são apresentadas nos próprios encontros do projeto ou em eventos científicos, artísticos e culturais por todo o país”, completa a professora.

O GGD é coordenado pela professora Priscila Lopes e conta com a estudante de Educação Física Luísa Aguiar como monitora.

A ação tem registro (número 2023102202326324) como atividade de extensão na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM. 

Por Diretoria de Comunicação Social