Coronavírus - Comissão Permanente de Biossegurança planeja ações de enfrentamento na UFVJM

publicado: 10/06/2020 18h45, última modificação: 10/06/2020 19h22
Preparação para novo cenário causado pela pandemia é objetivo da CPBio

A Comissão Permanente de Biossegurança (CPBio) da UFVJM vem reunindo-se, desde o mês de março, para planejar ações de enfrentamento ao novo coronavírus (SARS-CoV-2), que provoca a Covid-19. O objetivo é preparar a comunidade acadêmica e a própria UFVJM para o retorno das atividades em um cenário alterado pela pandemia, mesmo que ainda sem data definida.

A finalidade das nossas ações é prevenir, minimizar ou eliminar os riscos físicos, químicos e/ou biológicos inerentes às atividades realizadas na universidade, visando à saúde humana e dos animais, bem como a preservação do meio ambiente”, explica o presidente da comissão, professor Ricardo Andrade Barata, da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FCBS).

Para retomar as atividades dentro da UFVJM com segurança, tendo em vista a complexidade do desafio de contenção da pandemia, a CPBio apresentou como propostas a criação de subcomissões de Biossegurança nas unidades acadêmicas; elaboração de questionário para coletar informações sobre a saúde e o comportamento dos membros da comunidade acadêmica; disponibilização de termômetro corporal digital para que os professores possam aferir a temperatura dos alunos antes do início de cada aula; divisão das turmas para no máximo 30 alunos nas atividades de ensino presencial; projeção de imagens na sala de aula em substituição ao uso compartilhado de equipamentos pelos alunos; reforço na sinalização para alerta e cuidados contra a Covid-19 em cada setor da UFVJM; produção de materiais educativos sobre a doença e disponibilização para a comunidade acadêmica; utilização de Kit individual de higiene (4 máscaras e 1 frasco de álcool gel 70%) por cada servidor; criação de um documento único para instrução dos professores em relação às orientações de procedimentos a serem adotados pelos alunos.

A partir das propostas apresentadas, foram criadas comissões de trabalho, que ficaram assim divididas:

Comissão 1 - Mapeamento do perfil dos estudantes e criação/divulgação de ações educativas;
Comissão 2 - Estabelecimento de critérios para testagem e elaboração de Procedimento Operacional Padrão (POP);
Comissão 3 - Alinhamento do retorno das atividades presenciais e/ou remotas junto à coordenação de curso.

“É importante destacar que o trabalho da CPBio é multicampi. Através das subcomissões em todas as unidades acadêmicas, estamos atuando nos cinco campi da UFVJM, em Diamantina, Janaúba, Teófilo Otoni e Unaí. Lembramos também que o trabalho segue a orientação das autoridades sanitárias e os protocolos estabelecidos pela Secretaria Estadual de Saúde e pelos Ministérios da Saúde, Educação e Economia em relação ao tema, que são atualizados de acordo com o avanço da doença no país”, finaliza o presidente da CPBio, professor Ricardo Andrade Barata.

Consulte aqui o Histórico de Atividades da CPBio (documento na íntegra).

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents