Exposição Passeios bordados a Diamantina - uma releitura da obra de Guignard

publicado 27/03/2024 16h07, última modificação 27/03/2024 16h07
26 a 29 de março
Quando
26/03/2024 09h00 até 29/03/2024 17h00 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Subterrâneo Cultural - térreo da Secretaria Municipal de Cultura de Diamantina
Site
Visite o site do evento
Adicionar evento ao calendário
iCal

Texto em destaque: Passeios Bordados a Diamantina: Uma releitura da obra de Guignard. A abertura ocorreu em 25 de março às 19 horas. A visitação é do dia 26 a 29 de março, das 9h as 11h e das 14h as 17h. No espaço Subterráneo Cultural, localizado na Praça Antonio Eulálio, n° 53 no Centro de Diamantina.
Clique na imagem para ampliá-la.

Até a próxima sexta-feira, 29 de março, moradores e turistas de Diamantina podem visitar a exposição de telas bordadas criadas pelos integrantes do projeto de extensão “Passeios bordados a Diamantina - uma releitura da obra de Guignard”, do grupo Bordarte da UFVJM. A exposição está no espaço Subterrâneo Cultural, localizado no térreo da Secretaria Municipal de Cultura de Diamantina (Praça Antônio Eulálio, 53), com visitação das 9h às 11h e das 14h às 17h.

No projeto, o bordado foi usado como linguagem e um instrumento de intermidialidade com a obra literária Passeio a Diamantina, que traz ilustrações de Guignard e faz parte da trilogia publicada por Lúcia Machado de Almeida na década de 1960, em homenagem às cidades históricas mineiras. Assim, as telas bordadas foram criadas coletivamente a partir do estudo e releitura da obra.

De acordo com a coordenadora, professora Maria Neudes Sousa de Oliveira, a realização da exposição é a última etapa do projeto “Passeios bordados a Diamantina - uma releitura da obra de Guignard”, que foi aprovado em edital Procarte, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), em 2023. “Com a exposição, pretendemos devolver à sociedade o fruto de um projeto que envolve o bordado e a literatura. Sempre que conduzimos um projeto que envolve bordança coletiva e temática, devolvemos à sociedade em forma de exposição de bordados do tema em questão”, explica.

Ainda segundo a coordenadora, além do principal objetivo de usar o bordado como linguagem na produção de telas bordadas, o projeto pretende romper com o aspecto apenas instrumental do ato de bordar, usando o bordado como uma linguagem e um instrumento de intermidialidade entre a arte e a literatura; incentivar práticas de inclusão que envolvam as pessoas em um processo criativo, afetuoso e com possibilidade de geração de renda; e contribuir para a promoção da saúde, bem-estar físico e emocional, utilizando os alicerces interdisciplinares da arte.

O projeto “Passeios bordados a Diamantina - uma releitura da obra de Guignard” tem como colaboradoras Fabiana Xavier (discente); Maria Clara Guimarães e Melissa Guimarães Monteiro (docentes); Lilian Oliveira Neves, responsável pela curadoria, Parísina Ribeiro, Carmina Fonseca e Aurélia Cruz (externas à UFVJM).

É mais uma ação do grupo Bordarte, que é aberto ao público da comunidade acadêmica e da sociedade em geral, sem distinção de gênero, idade ou nível de escolaridade, expandindo o acesso à tradição do bordado como linguagem e forma de expressão. Acompanhe as atividades do grupo Bordarte no Instagram @tecendoafetosbordandoarte.

A ação tem registro (número 2023102202326485) como atividade de extensão na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM.

Texto em destaque: Passeios Bordados a Diamantina: Uma releitura da obra de Guignard. A abertura ocorreu em 25 de março às 19 horas. A visitação é do dia 26 a 29 de março, das 9h as 11h e das 14h as 17h. No espaço Subterráneo Cultural, localizado na Praça Antonio Eulálio, n° 53 no Centro de Diamantina.
Exposição “Passeios bordados a Diamantina - uma releitura da obra de Guignard”
Até 29 de março de 2024 - 9h às 11h e 14h às 17h
Subterrâneo Cultural - térreo da Secretaria Municipal de Cultura de Diamantina
(Praça Antônio Eulálio, 53)