Oficina Prática: “Alimentação, Arte e Depressão. O que tem a ver?”

publicado 06/07/2023 09h24, última modificação 06/07/2023 09h24
07/07/2023 from 10h00 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Laboratório de Sociologia (Sala 117) - Campus JK
Visite o site do evento

Peça gráfica do evento Oficina Prática: “Alimentação, Arte e Depressão. O que tem a ver?”

Com o objetivo de cuidar da saúde mental por meio de práticas artísticas, criando espaços e momentos criativos para o bem-estar e melhoria da qualidade de vida na universidade, o grupo de estudos da UFVJM Depressão, Saúde e Sociedade convida todos os interessados a participar da terceira oficina prática do projeto de extensão Arte contra a Depressão. O tema desta edição é “Alimentação, Arte e Depressão. O que tem a ver?”, e a realização conta com a parceria da nutricionista Mayara Soares.

“Onde será que a alimentação se encontra com a arte? Em que momento ambas se aliam ao processo de cura? Com essas provocações iremos juntos procurar respostas para essas inquietações. Do ponto de vista biológico, social e artístico, falaremos de fermentados, compostos bioativos, microbiota intestinal, relações sociais e estética de empratamento. Você vai encontrar um momento oportuno para deixar a criatividade e as habilidades artísticas fluirem e ainda haverá degustação no final! A arte é tão importante quanto a comida. Ela alimenta a mente!”, comentam as organizadoras do evento, Silvia Regina Paes (coordenadora) e Mayara Monique Pires Soares (nutricionista).

A oficina prática será realizada na próxima sexta-feira, 7 de julho, às 10h, no Laboratório de Sociologia (Sala 117), que fica no prédio do Departamento de Ciências Básicas (DCB/DCBio) - Campus JK, em Diamantina. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados.

Quem quiser participar desse momento deve se inscrever por meio do formulário on-line.

Contra a Depressão

Através do projeto de extensão Arte Contra a Depressão, o grupo de estudos Depressão, Saúde e Sociedade desenvolve atividades que buscam amenizar, por meio de práticas artísticas, os sintomas  depressivos, de ansiedade e de estresse dos estudantes e servidores da UFVJM, além de expandir seus trabalhos para as comunidades externas à universidade.

O projeto tem registro (número 202310220231065) como atividade de extensão na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM.