Oficina “De Peito Aberto: arte contra a depressão”

publicado 19/06/2023 17h29, última modificação 19/06/2023 17h29
22/06/2023
de 14h00 até 17h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Laboratório de Sociologia - Campus JK
Visite o site do evento

Peça gráfica do evento Oficina “De Peito Aberto: arte contra a depressão”

Criar espaços e momentos criativos para o bem-estar e melhoria da qualidade de vida na universidade.Com esse objetivo, o grupo de estudos Depressão, Saúde e Sociedade vai realizar a oficina "De Peito Aberto: arte contra a depressão", no dia 22 de junho, das 14h às 17h. A oficina será realizada no Laboratório de Sociologia, no prédio do Departamento de Ciências Básicas (DCB), Campus JK, em parceria com o artista plástico Marcelo Brant.

A oficina é uma das atividades do projeto de extensão "Arte Contra a Depressão", que desenvolve atividades que buscam amenizar, por meio de práticas artísticas, os sintomas depressivos, de ansiedade e de estresse dos estudantes e servidores da UFVJM, além de expandir seus trabalhos para as comunidades externas à universidade.

A oficina é gratuita, mas é necessária inscrição por meio de formulário eletrônico, respondendo as perguntas para que os organizadores possam conhecer um pouco mais sobre cada inscrito e o seu interesse em participar desse momento.

As inscrições são limitadas e as vagas serão de acordo com a ordem de inscrição. Não fique de fora. Participe!

Sobre a oficina

A prática de atividades artísticas consegue proporcionar ao seu praticante várias sensações positivas, como o alívio de fatores estressores, a possibilidade de focar mais no seu eu interior, além da redução de sintomas depressivos e de ansiedade. Tudo isso contribui de maneira significativa para a manutenção de uma saúde mental de qualidade. Dessa forma, a oficina "De Peito Aberto: arte contra a depressão" tem esse intuito de proporcionar aos seus participantes um momento de descontração e criatividade.

“A oficina vai proporcionar uma experiência incrível, por meio da possibilidade de trabalhar com materiais descartáveis e a partir deles criar objetos que podem enfeitar o corpo e a casa. Você vai encontrar nesse espaço um momento oportuno para deixar a criatividade e as habilidades artísticas fluirem colocando-se de peito aberto para conhecer o novo e permitindo-se envolver arte, criatividade, energia, interação, diversão e reflexão. O movimento é parte da cura", declara a professora Silvia Paes, organizadora do evento.

“Este momento é muito importante para o nosso desenvolvimento mental e criativo. Por meio dessa oficina podemos pensar em outras possibilidades que envolvem a cura e a manutenção de uma vida saudável”, finaliza Silvia.

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail .

A ação tem registro (número 202310220231065) como atividade de extensão na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM.