publicado 06/07/2023 13h26, última modificação 06/07/2023 13h26
13 de julho
13/07/2023 from 19h00 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Auditório do Nipe - Campus do Mucuri
Site
Visite o site do evento
iCal

Peça gráfica do evento Lançamento e debate do livro “Imperialismo e Empresa Estatal no Capitalismo Dependente Brasileiro (1956-1998)”

O auditório do Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão (Nipe) - Campus do Mucuri, em Teófilo Otoni, será sede do lançamento e debate do livro Imperialismo e Empresa Estatal no Capitalismo Dependente Brasileiro (1956-1998), que tem como autor o professor Carlos Henrique Lopes Rodrigues, do Departamento de Ciências Econômicas da UFVJM. Organizado pelo Grupo de Estudos em Desenvolvimento Econômico Brasileiro (Gedeb-UFVJM), o evento é aberto à comunidade externa e interna à universidade e será realizado no dia 13 de julho, às 19h.

O autor estará presente no lançamento, e o debate será conduzido pela professora do Departamento de Ciências Econômicas da UFVJM Vanessa Follmann Jurgenfeld e mediado pelo egresso do curso e atual mestrando no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Matheus Pires Matos.

A programação inclui ainda abertura com apresentação musical de Andreas e Ana Luiza, às 18h30, e sorteio de dois livros ao final do debate.

Faça sua inscrição na plataforma Cevibra e garanta o certificado de participação no evento.

Sobre a obra

O livro Imperialismo e Empresa Estatal no Capitalismo Dependente Brasileiro (1956-1998) discute o processo histórico do subdesenvolvimento brasileiro com algumas importantes contribuições, entre elas: o caráter subordinado das empresas estatais brasileiras ao imperialismo; o ajuste financeiro do país e dessas empresas ao novo padrão de acumulação mundial a partir dos anos 1970; uma discussão sobre o início do neoliberalismo no Brasil precocemente ao que a literatura econômica costuma indicar; e detalha o desmonte dessas empresas com a privatização maciça.

De acordo com o professor Carlos Rodrigues, é sempre importante discutir o processo histórico da industrialização brasileira, sobretudo no período da industrialização pesada e das altas taxas de crescimento econômico do país até o momento da financeirização e implementação das políticas neoliberais. “O livro relaciona os interesses do imperialismo com a burguesia brasileira e mostra como foram usadas as empresas estatais para suprir seus próprios interesses, tanto no auge da industrialização brasileira quanto na sua crise”, afirma o autor.

O livro Imperialismo e Empresa Estatal no Capitalismo Dependente Brasileiro (1956-1998) está à venda no site da editora Alameda.