Lançamento e debate do livro “Imperialismo e Empresa Estatal no Capitalismo Dependente Brasileiro (1956-1998)”
- https://portal.ufvjm.edu.br/agendas/eventos/2023/lancamento-e-debate-do-livro-imperialismo-e-empresa-estatal-no-capitalismo-dependente-brasileiro-1956-1998
- Lançamento e debate do livro “Imperialismo e Empresa Estatal no Capitalismo Dependente Brasileiro (1956-1998)”
- 2023-07-13T19:00:00-03:00
- 2023-07-13T23:59:59-03:00
- 13 de julho
- Quando
- 13/07/2023 from 19h00 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
- Onde
- Auditório do Nipe - Campus do Mucuri
- Site
- Visite o site do evento
- Adicionar evento ao calendário
- iCal
O auditório do Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão (Nipe) - Campus do Mucuri, em Teófilo Otoni, será sede do lançamento e debate do livro Imperialismo e Empresa Estatal no Capitalismo Dependente Brasileiro (1956-1998), que tem como autor o professor Carlos Henrique Lopes Rodrigues, do Departamento de Ciências Econômicas da UFVJM. Organizado pelo Grupo de Estudos em Desenvolvimento Econômico Brasileiro (Gedeb-UFVJM), o evento é aberto à comunidade externa e interna à universidade e será realizado no dia 13 de julho, às 19h.
O autor estará presente no lançamento, e o debate será conduzido pela professora do Departamento de Ciências Econômicas da UFVJM Vanessa Follmann Jurgenfeld e mediado pelo egresso do curso e atual mestrando no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Matheus Pires Matos.
A programação inclui ainda abertura com apresentação musical de Andreas e Ana Luiza, às 18h30, e sorteio de dois livros ao final do debate.
Faça sua inscrição na plataforma Cevibra e garanta o certificado de participação no evento.
Sobre a obra
O livro Imperialismo e Empresa Estatal no Capitalismo Dependente Brasileiro (1956-1998) discute o processo histórico do subdesenvolvimento brasileiro com algumas importantes contribuições, entre elas: o caráter subordinado das empresas estatais brasileiras ao imperialismo; o ajuste financeiro do país e dessas empresas ao novo padrão de acumulação mundial a partir dos anos 1970; uma discussão sobre o início do neoliberalismo no Brasil precocemente ao que a literatura econômica costuma indicar; e detalha o desmonte dessas empresas com a privatização maciça.
De acordo com o professor Carlos Rodrigues, é sempre importante discutir o processo histórico da industrialização brasileira, sobretudo no período da industrialização pesada e das altas taxas de crescimento econômico do país até o momento da financeirização e implementação das políticas neoliberais. “O livro relaciona os interesses do imperialismo com a burguesia brasileira e mostra como foram usadas as empresas estatais para suprir seus próprios interesses, tanto no auge da industrialização brasileira quanto na sua crise”, afirma o autor.