Lançamento de segunda edição de livro sobre história da universidade

publicado 20/07/2023 11h17, última modificação 20/07/2023 11h17
28 de julho
28/07/2023 from 15h00 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Anfiteatro - Campus I
Site
Visite o site do evento
iCal

Peça gráfica do evento Lançamento de segunda edição de livro sobre história da universidade

O reitor da UFVJM, Janir Alves Soares, convida toda a comunidade para a solenidade de lançamento da segunda edição do livro “Caminhos do Desenvolvimento”, de autoria de Antônio Carlos Fernandes e Wander Conceição. A obra descreve a história da UFVJM desde a criação do curso de Odontologia, em 1954, até a implementação da universidade, em 2005. A cerimônia será no dia 28 de julho, às 15h, no Anfiteatro do Campus I da UFVJM, em Diamantina.

O evento faz parte das comemorações do aniversário de 18 anos da universidade e 70 anos do curso de Odontologia. A programação de abertura conta com apresentação do grupo de cordas da Orquestra Sinfônica Jovem de Diamantina, e a mesa será composta por autoridades de alta relevância para a história da UFVJM.

A solenidade também será transmitida ao vivo pelo canal da Proexc no YouTube.

“Caminhos do Desenvolvimento”

A primeira edição do livro foi lançada em 2005. Por isso foi necessária a elaboração de uma nova edição para realizar uma revisão mais apurada do texto original e uma ampliação dos fatos externos à instituição que interferiram na sua história. Com esse objetivo, em 2021, por intermédio da Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFVJM, firmou-se o projeto de execução da segunda edição.

“Nesta segunda edição, foi amplamente descrito o ambiente socioeconômico e político externo à Faculdade de Odontologia (Fafeod), no qual ela inevitavelmente estava inserida. Registrou-se também o impacto que esse contexto externo exerceu no processo construtivo da instituição e na definição dos caminhos que a Fafeod percorreu até se transformar em uma universidade”, comenta Wander Conceição, um dos autores do livro.

Solenidade de lançamento da segunda edição do livro “Caminhos do Desenvolvimento”
28 de julho de 2023 - 15h
Anfiteatro do Campus I da UFVJM - Diamantina