3° Workshop do Programa de Pós-graduação em Biocombustíveis

publicado 12/09/2023 09h49, última modificação 12/09/2023 09h49
21 e 22 de setembro de 2023
21/09/2023 até 22/09/2023 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Campus JK - Diamantina/MG
Site
Visite o site do evento
iCal

Peça gráfica do evento 3° Workshop do Programa de Pós-graduação em Biocombustíveis - 1

O Campus JK da UFVJM, em Diamantina, recebe nos próximos dias 21 e 22 de setembro o 3° Workshop do Programa de Pós-graduação em Biocombustíveis. O encontro tem por objetivos revelar os resultados das pesquisas conduzidas no âmbito do programa e estimular debates e projetos que concorram para o avanço científico e tecnológico do setor de biocombustíveis e biorrefinarias.

A professora Lílian de Araújo Pantoja, do PPGBiocombustíveis, explica que trata-se de um evento que coopera para a divulgação do conhecimento científico e dos avanços tecnológicos necessários para a consolidação de uma sociedade de baixo carbono. “Reuniremos pesquisadores, discentes e representantes de setores públicos e privados para compartilhar descobertas, perspectivas e experiências que moldarão o futuro energético do nosso planeta. O 3° Workshop de Pós-graduação em Biocombustíveis é uma plataforma vital para promover o diálogo e a colaboração, capacitando-nos a avançar em direção a um mundo mais sustentável e ambientalmente responsável”, completa a professora.

Minicursos, palestras e muito mais

Texto em destaque: Confira a programação do evento 3° Workshop do Programa de Pós-graduação em Biocombustíveis. No dia 21 de setembro de 2023: das 8 horas às 8 horas e 30 minutos, credenciamento - das 8 horas e 30 minutos às 9 horas e 30 minutos, cerimônia de abertura - das 9 horas e 30 minutos às 10 horas e 30 minutos, palestra com o tema micro-organismos fermentadores de pentoses: o caminho da indústria e o caminho da ciência, com o palestrante Doutor Alexandre Soares dos Santos - das 10 horas e 30 minutos às 11 horas, coffee break - das 11 horas às 12 horas, palestra com o tema energias renováveis dos oceanos, com a palestrante Doutora Gabriela Ramos Hurtado - das 12 horas às 14 horas, intervalo - das 14 horas às 15 horas, palestra com o tema biocombustíveis: impactos ambientais, econômicos e sociais, com o palestrante engenheiro mecânico André Lamego P. Cardoso - das 15 horas às 16 horas e 30 minutos, apresentação de pôsteres - das 16 horas e 30 minutos às 17 horas, coffee break - das 17 horas às 18 horas e 30 minutos, apresentação oral (3 apresentações). No dia 22 de setembro de 2023: das 8 horas às 9 horas e 30 minutos, minicursos - das 9 horas e 30 minutos às 10 horas e 30 minutos, palestra com tema o potencial do etanol de milho no Brasil, com o palestrante Mestre Fernando César Calsoni - das 10 horas e 30 minutos às 11 horas, coffee break - das 11 horas às 12 horas, apresentação oral ( 2 apresentações) - das 12 horas às 14 horas, intervalo - das 14 horas às 15 horas, palestra com o tema desenvolvimento de híbridos de sorgo biomassa e sacarino para a produção de biocombustíveis no Brasil, co9m o palestrante Doutor Rafael Augusto da Costa Parrella - das 15 horas às 16 horas e 30 minutos, apresentação de pôsteres - das 16 horas e 30 minutos às 17 horas, coffee break - das 17 horas às 18 horas e 30 minutos, Prêmio Manuel Hernández e encerramento.
Clique na imagem para ampliá-la

A programação do 3° Workshop do Programa de Pós-graduação em Biocombustíveis inclui minicursos para aprofundar o conhecimento; palestras com pesquisadores e profissionais do setor de biocombustíveis, compartilhando as últimas tendências e avanços na área; apresentações de resultados de pesquisa, destacando descobertas e novidades científicas, além de coffee break para estimular novas conexões e discussão informal com estudantes e pesquisadores.

Inscrição e submissão de trabalhos vão até 14/09

Para garantir a participação no workshop, os interessados devem se inscrever até 14 de setembro. As taxa de inscrição são diferenciadas para cada categoria: estudantes de graduação; estudantes de pós-graduação; professores e profissionais da área. O dia 14 também é o prazo final para submissão de resumos simples e trabalho completo.

Acesse o site oficial do evento e fique por dentro de todas as informações.

O 3° Workshop do Programa de Pós-graduação em Biocombustíveis é uma realização do Programa de Pós-graduação em Biocombustíveis, por meio da UFVJM e Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Conselho Regional de Química - Região Minas Gerais (CRQ-MG), Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e Casa São Benedito.

Peça gráfica do evento 3° Workshop do Programa de Pós-graduação em Biocombustíveis - 2
3° Workshop do Programa de Pós-graduação em Biocombustíveis
21 e 22 de setembro de 2023
Campus JK - Diamantina