Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) da UFVJM integra projeto de pesquisa que será desenvolvido entre Brasil e Suíça

publicado: 25/11/2021 04h14, última modificação: 25/11/2021 03h19
Projeto de Pesquisa foi aprovado no Edital “Seed Money Grants”, que tem como objtivo fortalecer ou iniciar o intercâmbio científico entre pesquisadores de instituições suíças e latino-americanas

O Projeto “Cultural Sustainability Indicators for Heritage Tourism Management. Integrating the Local Community’s voice (Acronym: AUDITORIUM – cultural sustainability indicators for heritage tourism Management)” foi aprovado no Edital “Seed Money Grant 2020,  Universität St.Gallen (HSG), Leading House for the Latin American Region”.

Hebert Canela Salgado, professor permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais (PPGER) da UFVJM e professor adjunto do curso de Bacharelado em Turismo integra a equipe de pesquisa e segue para a Suíça, em missão internacional, para concretização do projeto,  desenvolvido em colaboração da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e com a Universitá della Svizzera Italiana.

O objetivo do Edital “Seed Money Grants” é fortalecer ou iniciar o intercâmbio científico entre pesquisadores de instituições suíças e latino-americanas em todas as disciplinas, permitindo-lhes empreender conjuntamente pesquisas preliminares e organizar reuniões, conferências ou workshops. Com foco na colaboração bilateral com instituições parceiras da Suíça na América Latina o edital propôs apoio a novas pesquisas na região com objetivo de promover projetos mono ou interdisciplinares e envolver parcerias bilaterais ou multilaterais com todos os países da América Latina.

Pesquisa no cenário de pandemia

Diante da atual pandemia da COVID-19, o Edital destacou os desafios internacionais como saúde global, mudança climática, preservação da flora e fauna, o fim da pobreza e outras privações podem ser melhor enfrentadas por soluções que se estendam além das fronteiras nacionais. E, ainda, que os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) incluem as esferas econômica, ecológica e social através de um apelo à ação de todos os Estados membros das Nações Unidas em uma parceria global.

Segundo a proposta do projeto de pesquisa apresentado, o objetivo é  “desenvolver um modelo de indicadores de sustentabilidade cultural para a gestão do patrimônio tangível e imaterial, em locais turísticos inscritos no patrimônio mundial pela UNESCO.”

Ainda segundo os prononentes, “este projeto espera construir um modelo de indicadores de sustentabilidade cultural baseado na percepção da comunidade e dos gestores do patrimônio, contribuindo diretamente para a Agenda 2030 Meta 11 - Cidades e comunidades sustentáveis.

A Suíça tem 9 sítios de patrimônio cultural tangível na Lista do Patrimônio Mundial, incluindo o Centro Histórico de Berna e as cidades de La Chaux-de-Fonds ef Le Locle. Também possui 6 patrimônios imateriais na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

Assim, a cooperação entre entidades de pesquisa na Suíça e no Brasil pretende ajudar a compreender as boas práticas de sustentabilidade entre os países, garantindo um retorno direto à sociedade. A experiência no desenvolvimento de projetos de sustentabilidade patrimonial da Cátedra UNESCO, juntamente com a experiência de desenvolvimento de soluções de informação e desenvolvimento social da UFMG e UFVJM são componentes essenciais para que este projeto se torne uma referência para outras regiões do mundo e para a própria UNESCO

A Viagem, que recebe apoio e reconhecimento da UNESCO por meio da Cátedra UNESCO em Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para desenvolver e promover o turismo sustentável em Patrimônios da Humanidade (Suíça - USI) (https://www.unescochair.usi.ch/#) ajudará na elaboração e no teste in loco da viabilidade de implementação de indicadores de sustentabilidade cultural tendo como projeto piloto sítios patrimoniais localizados na Suíça e no Brasil.

A coordenadora da Pós-graduação em Estudos Rurais (PPGER), professora Dra. Aline Weber, destaca a importância de acordos e convênios interinstitucionais para a consolidação da missão da UFVJM. Segundo ela “ é fundamental que a UFVJM avance no incentivo e apoio para a realização de acordos, convênios e cooperações técnicas, seja com organizações da sociedade civil ou  com outras instituições de pesquisa, a fim de avançar na produção de conhecimento socialmente referenciado e de qualidade” Nesse sentido, completa, “ é exemplar o projeto fruto de cooperação técnica que permitiu a missão internacional realizada pelo Professor Hebert e demais pesquisadores”.

Além do professor pesquisador Dr. Hebert Canela Salgado, integram o programa a  pesquisadora Profa. Renata Maria Abrantes Baracho Porto, do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da Escola de Arquitetura, ambos da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG; de seu orientando, o doutorando Rafael Almeida de Oliveira; do Prof. Lorenzo Cantoni, da Universitá della Svizzera Italiana-USI/Cátedra UNESCO em Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para desenvolver e promover o turismo sustentável em Patrimônios da Humanidade (Suíça - USI).