Festivale 2024

publicado 19/07/2024 13h43, última modificação 19/07/2024 13h43
21 a 27 de julho
21/07/2024 até 27/07/2024 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Couto de Magalhães de Minas
Site
Visite o site do evento

Peça gráfica do evento Festivale 2024

A UFVJM vai marcar presença no Festivale 2024, que será realizado no período de 21 a 27 de julho, no município de Couto de Magalhães de Minas (MG). O evento é um festival de cultura popular do Vale do Jequitinhonha e está em sua 39ª edição, reunindo artistas, folcloristas e apreciadores da cultura, com objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social do Vale do Jequitinhonha. Por meio da Diretoria de Cultura, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), a universidade estará presente no evento com a Casa de Saberes, um espaço que irá agregar atividades propostas pela Comissão Encontro de Saberes, por projetos de extensão e cultura e parcerias da UFVJM.

De acordo com a diretora de Cultura da UFVJM, Rosiane Ribeiro Bechler, “vamos contar com oficinas da Comissão Encontro de Saberes e de projetos de extensão e cultura; roda de conversa #VempraUFVJM; intervenção com o artista plástico Marcelo Brant; exposições artísticas e ainda uma parceria com a Oficina Clímax - Vale do Jequitinhonha, organizada pela Mídia Ninja”.

As atividades oferecidas pela Casa de Saberes serão gratuitas. Para participar, basta se inscrever pelo formulário, indicando qual atividade deseja participar. Já as oficinas do Festivale têm taxa de inscrição com valor reduzido para a comunidade ligada à UFVJM. Pensando em apoiar ao máximo a participação da comunidade acadêmica no evento, a diretora de Cultura destaca que “a Proexc irá disponibilizar transporte de ida, no dia 21, e retorno, no dia 28. E a Fazenda Experimental de Couto de Magalhães de Minas será disponibilizada para hospedagem. Além disso, diariamente, haverá o translado de ida e volta entre Diamantina e Couto de Magalhães de Minas. Para uso desse transporte, é necessário o preenchimento de formulário, para a inserção do nome na lista de passageiros que será entregue à Divisão de Transportes”.

Conheça as atividades que serão oferecidas na Casa de Saberes:

Turno da manhã - 8h às 11h30
* Comissão Encontro de Saberes
- 22 e 23/7: Oficina/Aula com capitão da Marajuda de Couto (Capitão Raimundo Saturnino, Seu Dim)
- 24 e 25/7: Oficina/ Aula com mestra Nair (liderança da comunidade quilombola de Canjicas)
- 26/7: Roda de Maestrias com mestras e mestres de Couto e demais mestras e mestres que historicamente participam do Festivale para troca de experiências, histórias de vida, saberes ancestrais

Turno da tarde - 14h às 17h
* Projetos de extensão e cultura da UFVJM
- 22 /7: Roda de Conversa Artes (d)e Curas, com artistas da exposição
- 23/7: Círculo de Diálogos #VempraUFVJM + Intervenção Marcelo Brant
- 24/7: Círculo de Culturas Saberes para a infância, com o Projeto Universidade das Crianças
- 24/7: Círculo de Culturas MovImentArte: Oficina Corpos, gestualidades e culturas populares
- 25/7: Círculo de Culturas MovImentArte: Encontro com o Projeto Encruza

Saiba mais sobre a Casa de Saberes aqui. Para solicitar mais informações, envie um e-mail para o endereço .

Para solicitar apoio para participar da programação do Festivale, a comunidade interna da UFVJM deve preencher formulário disponibilizado pela Proexc.

Saiba mais sobre o 39º Festivale no perfil do evento no Instagram.

Acesse aqui a programação do Festival.