Solicitar afastamento da UFVJM para participar de competições esportivas, artísticas, seminários, simpósios e similares
O que é?
O discente poderá solicitar seu afastamento da UFVJM para participar de competições esportivas, artísticas, seminários, simpósios, e similares, pelo período de 5 (cinco) a 15 (quinze) dias de afastamento, por semestre.
A solicitação para afastamento superior a 15 (quinze) dias, deverá ser analisada pela Coordenação de Curso, sendo que este poderá ser concedido uma única vez durante o curso, desde que não ultrapasse o limite de 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária do semestre, excetuando-se os casos previstos no Art.91 do regulamento dos cursos de graduação.
Caso o afastamento impeça ao discente a possibilidade de aprovação por frequência, este deverá solicitar trancamento de matrícula.
Quem pode utilizar este serviço?
Discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação da UFVJM.
Etapas para a realização deste serviço
1 Solicitar o afastamento
O discente deverá preencher, imprimir e assinar o requerimento de afastamento e protocolá-lo na secretaria da coordenação do curso ou digitalizá-lo e enviá-lo por e-mail, no prazo de até 5(cinco) dias úteis, anteriores ao afastamento.
Documentos
Número de matrícula;
CPF;
Endereço de e-mail;
Telefone fixo e/ou celular;
Endereço residencial.
Documentos a serem preenchidos
Download do arquivo
Custos Este serviço é gratuito ao usuário.
Canal de prestação do serviço
Presencial: Secretaria da Coordenação do curso, conforme horário de atendimento.
Web: E-mail institucional da coordenação do curso.
Tempo de duração da etapa Não estimado ainda.
2 Acompanhar a solicitação
O discente deverá aguardar o recebimento da comunicação a ser enviada pela coordenação do curso, via e-mail, informando o resultado da solicitação.
Documentos Endereço de e-mail informado no requerimento da etapa anterior.
Custos Este serviço é gratuito ao usuário.
Canal de prestação do serviço Web: E-mail institucional da coordenação do curso.
Tempo de duração da etapa Em média 02 (dois) dias úteis, a contar da solicitação.
3 Entregar a comprovação da participação no evento
A comprovação de participação no evento é obrigatória e deverá ser feita através de declaração emitida pelos órgãos responsáveis. O discente deverá protocolá-la no setor responsável pela matrícula e acompanhamento acadêmico no campus de oferta do curso ou digitalizá-la e enviar por e-mail, no prazo de até 5 (cinco) dias úteis após seu retorno.
Documentos Declaração/certificado de participação no evento.
Custos Este serviço é gratuito ao usuário.
Canal de prestação do serviço
Presencial: Setor responsável pela matrícula e acompanhamento acadêmico no campus de oferta do curso, conforme horário de atendimento.
Web: E-mails
E-mail Campus JK - Diamantina dmaa@ufvjm.edu.br
E-mail Campus do Mucuri - Teófilo Otoni dmaato@ufvjm.edu.br
E-mail Campus Janaúba drca.jan@ufvjm.edu.br
E-mail Campus Unaí drca.unai@ufvjm.edu.br
Tempo de duração da etapa Não estimado ainda.
Outras informações
Quanto tempo leva?
Em média 25 (vinte e cinco) dias úteis.
Validade do Documento?
A conclusão deste serviço não gera nenhum documento a ser entregue ao usuário.
A quem se destina?
Estudantes internos de graduação.
Legislações
Resolução nº 11/Consepe, de 11 de abril de 2019 - Regulamento dos cursos de graduação da UFVJM.
Responsável pelo atendimento
Este é um serviço da Pró-Reitoria de Graduação conjuntamente com a Coordenação dos cursos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.
Forma de comunicação com o prestador do serviço
Presencial:
Campus JK - Diamantina: Divisão de Matrícula e Acompanhamento Acadêmico/DMAA
Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5.000 - Alto da Jacuba - CEP 39100-000 – Diamantina/MG
Atendimento: De segunda a sexta-feira, no horário de 09h às 12h e de 13h30 às 17h
Campus do Mucuri - Teófilo Otoni: Divisão de Matrícula e Acompanhamento Acadêmico/DMAATO
Rua do Cruzeiro, nº 01 - Jardim São Paulo - CEP 39803-371 - Teófilo Otoni/MG
Atendimento: De segunda a sexta-feira, no horário de 08h às 21h
Campus Janaúba: Divisão de Registro e Controle Acadêmico/DRCAJAN
Avenida Um, nº 4.050 - Cidade Universitária - CEP 39447-814 – Janaúba/MG
Atendimento: De segunda a sexta-feira, no horário de 08h às 12h e de 14h às 17h
Campus Unaí: Divisão de Registro e Controle Acadêmico/DRCAUNAÍ
Avenida Universitária, nº 1.000 - Universitários - CEP 38616-970 - Unaí/MG
Atendimento: De segunda a sexta-feira, no horário de 08h às 12h e de 13h às 17h
Telefones:
Campus JK: (38) 3532-1200 - ramais 8193 e 8194
Campus do Mucuri: (33) 3529-2700
Campus Janaúba: (38) 3532-6808
Campus Unaí: (38) 3532-6822
Web: E-mails:
E-mail Campus JK: dmaa@ufvjm.edu.br
E-mail Campus do Mucuri: dmaato@ufvjm.edu.br
E-mail Campus Janaúba: drca.jan@ufvjm.edu.br
E-mail Campus Unaí: drca.unai@ufvjm.edu.br
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade, Respeito, Acessibilidade, Cortesia, Presunção da boa-fé do usuário, Igualdade, Eficiência, Segurança e Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento
O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário
Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
Não existe outro tratamento prioritário ao usuário a não ser os descritos na Lei nº 10.048/2000.