Notícias

Ensino, Pesquisa e Extensão

UFVJM opera novo sistema de armazenamento e distribuição de água de reuso

publicado: 09/02/2026 00h00, última modificação: 09/02/2026 17h26
Infraestrutura reduz o consumo de água potável, garante maior autonomia para atividades acadêmicas e fortalece a gestão sustentável dos recursos hídricos na instituição

A UFVJM iniciou a operação de um novo sistema de armazenamento e distribuição de água de reuso no Campus JK, em Diamantina (MG). A iniciativa permite o reaproveitamento de água tratada para fins não potáveis, resguardando a água potável para o consumo humano e dessedentação animal, além de fortalecer a sustentabilidade das atividades acadêmicas. A infraestrutura implantada conta com um reservatório de 20 m³, um tanque de estocagem com capacidade de 100 m³ e uma rede de adutoras com cerca de 1,5 km de extensão, garantindo o transporte seguro da água até os pontos de uso.

De acordo com o professor do Departamento de Agronomia da Faculdade de Ciências Agrárias e responsável pela execução do projeto, Lucas da Costa Santos, o sistema foi projetado para atender às demandas das áreas experimentais de ensino e pesquisa, incluindo a irrigação de culturas conduzidas em ambiente acadêmico e a manutenção de campos de estudo. “A utilização da água de reuso segue critérios técnicos voltados à segurança ambiental e ao apoio às atividades acadêmicas. Esse avanço permite que aulas práticas e experimentos contem com uma fonte de abastecimento mais estável, especialmente em períodos de maior escassez hídrica, sem sobrecarregar o sistema de água potável”, destaca.


Vista aérea de reservatório de água de reuso instalado na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA/Campus JK)

Lucas destaca que “a implementação do sistema foi viabilizada com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), integrando um projeto macro de infraestrutura científica coordenado pelo professor José Barbosa dos Santos. A operacionalização da iniciativa contou ainda com o apoio da Reitoria, da Pró-Reitoria de Administração (Proad) e da Coordenadoria de Meio Ambiente, refletindo o compromisso da UFVJM com o uso responsável de recursos públicos e com a sustentabilidade em sua região de atuação”. 


Vista aérea de área experimental do Departamento de Agronomia, Campus JK

A iniciativa é resultado do projeto intitulado: "Consolidação e Internacionalização da Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Vegetal para Agricultura, Agrofloresta e Bioenergia"; e o edital que possibilitou a obra foi o Edital Fapemig 03/2023. Outras informações sobre o projeto podem ser solicitadas via e-mail, para o endereço lucas.santos@ufvjm.edu.br.

 

Por Diretoria de Comunicação Social