Notícias
Ensino, Pesquisa e Extensão
UFVJM está entre as universidades mais buscadas no Brasil no dia da divulgação do resultado do Sisu

Estudantes em momentos de intervalo no Campus JK em Diamantina
A UFVJM ficou entre as universidades federais mais buscadas no Brasil, no último dia 29 de janeiro, dia da divulgação do resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026, segundo dados observados ao longo do dia, no Google Trends, ferramenta que acompanha o volume e o comportamento das buscas realizadas no Google. O levantamento apontou um aumento expressivo no interesse por universidades federais, de diferentes regiões do país, especialmente no momento em que os candidatos buscaram confirmar a aprovação e acessar informações detalhadas sobre os cursos oferecidos e os processos de matrículas.
No dia 29 de janeiro, o portal da UFVJM registrou 3.540 acessos à página do resultado do Sisu, 24 vezes mais do que no dia anterior. Diante dos dados, o comportamento indica que muitos candidatos acessaram diretamente as páginas das instituições no sistema do Sisu para conferir a relação de aprovados por curso. Entre as instituições que se destacaram nas tendências de busca estão a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade Federal do Piauí (UFPI).
“O Google é um dos buscadores mais utilizados no Brasil, o que confere relevância e peso aos dados apresentados pela plataforma. A presença da UFVJM entre as mais buscadas no Google Trends reflete o destaque da universidade tanto no cenário educacional quanto nos investimentos institucionais em comunicação e divulgação, voltados à ampliação do acesso, à informação sobre cursos, sobre processos seletivos e oportunidades acadêmicas”, como afirma o pró-reitor de Graduação da UFVJM, professor Douglas Sathler.
O pró-reitor destaca, ainda, que “a movimentação registrada pela ferramenta de busca no dia da divulgação dos resultados do Sisu evidencia o forte engajamento de estudantes e familiares em um momento decisivo para o ingresso no ensino superior e confirma que a UFVJM teve um crescimento expressivo no número de inscritos no Sisu. O total de candidatos passou de 8.867 em 2025 para 12.505 em 2026, o que representa um aumento de 41% nas inscrições para a seleção deste ano”.
De acordo com o reitor, professor Heron Laiber Bonadiman, o resultado é fruto de um trabalho planejado e responsável. “Ver a UFVJM entre as universidades mais buscadas do Brasil, em um momento decisivo na vida de milhares de jovens, é motivo de orgulho e reconhecimento. Esse interesse demonstra que a universidade pública transforma vidas e gera oportunidades reais para estudantes das regiões onde atuamos. Isso só é possível por meio de uma instituição bem estruturada, planejada e fortalecida ao longo do tempo. Como resultado desse trabalho, a universidade segue contribuindo para o desenvolvimento social por meio do acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade” afirma o reitor.
Sisu 2026 / UFVJM
Na edição 2026 do Sisu, a UFVJM ofertou mais de 1.400 vagas em 50 cursos de graduação, distribuídos entre os campi de Diamantina, Janaúba, Teófilo Otoni e Unaí. A instituição tem registrado crescimento contínuo em visibilidade e procura, atraindo candidatos de diversas regiões de Minas Gerais e de outros estados do país.
Para o prof. Douglas, “o destaque da UFVJM nas buscas relacionadas ao Sisu também soma-se a uma série de características que fortalecem sua atratividade junto ao público, como: sua abrangência territorial, uma vez que a universidade está presente em mais da metade do estado de Minas Gerais, com campi em quatro cidades e mais de 40 polos de educação a distância, atendendo os Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, além das regiões Norte e Noroeste do estado; à diversidade na oferta de cursos, com dezenas de opções de graduação em diferentes áreas do conhecimento, nas modalidades presencial e a distância, ampliando as possibilidades de acesso ao ensino superior público; sua história e compromisso social com mais de 70 anos de atuação regional e consequente transformação social, além de um trabalho de comunicação institucional ativa com o uso estratégico de canais oficiais de divulgação, como portal de notícias, mídias sociais digitais e outros meios institucionais, o que tem ampliado o alcance das informações e aproximado a universidade tanto da comunidade acadêmica como da sociedade externa”.
Matrículas e outras formas de ingresso
Os candidatos aprovados pelo Sisu 2026 poderão realizar a matrícula entre os dias 2 e 5 de fevereiro, por meio do Portal do Candidato da UFVJM. Além do Sisu, os interessados em estudar na UFVJM possuem a possibilidade de ingresso por meio do Vestibular Único, com entrada no segundo semestre de 2026. As inscrições estão abertas até 24 de fevereiro, no site da universidade.
Por Diretoria de Comunicação Social