Notícias

Ensino, Pesquisa e Extensão

Pesquisa da UFVJM pode revolucionar produção de biocombustível à base de macaúba

publicado: 07/04/2026 16h14, última modificação: 08/04/2026 13h18
Doutorando do ICT realiza estágio em universidade espanhola e avança em equipamento para extração de óleo de macaúba, com pedido de patente binacional em preparação


Doutorando da UFVJM, Artur Saturnino Rodrigues (de bege), com professor substituto Carles Troyano; professora Alexandra Elena; doutorando Keong (de verde); professor Jordi Bunet (de azul) e professor e pós-doutorando Ruben Cabello (Foto: Arquivo pessoal)

Um novo caminho para o aproveitamento industrial da macaúba (Acrocomia aculeata), palmeira nativa do cerrado brasileiro com alto potencial para a produção de biocombustíveis, pode estar sendo aberto por um estudante de doutorado da UFVJM. Artur Saturnino Rodrigues, do Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis (PPG-Biocombustíveis) do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), realizou seis meses de pesquisa na Universidade de Barcelona, na Espanha, onde trabalhou na modelagem computacional de um protótipo de máquina despolpadora da macaúba capaz de separar o mesocarpo do endocarpo do fruto, visando futura extração do óleo.

A pesquisa é orientada pela professora Vivian Benassi e coorientada pelo professor Juan Roa, ambos coordenadores do Laboratório de Micologia, Enzimologia e Desenvolvimento de Produtos (LMEDP) - ICT, do Campus JK, em Diamantina. O período no exterior foi viabilizado por bolsa do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e resultou em avanços que vão além da bancada científica, pois está em estruturação um pedido de patente a ser submetido conjuntamente pelas duas universidades.

Para a orientadora, a experiência transcendeu o ganho técnico individual. “O período no exterior contribuiu significativamente para o avanço científico e tecnológico do projeto, incluindo a consolidação de parcerias acadêmicas e a estruturação de pedido de patente envolvendo as duas instituições”, afirma Vivian. A professora ressalta ainda que o trabalho reforça o compromisso do ICT/UFVJM com a inovação, a pesquisa aplicada e o desenvolvimento sustentável.

A macaúba é considerada uma das oleaginosas com maior produtividade por hectare da flora brasileira, mas seu processamento ainda enfrenta gargalos tecnológicos. O protótipo da máquina despolpadora em desenvolvimento pode vir a contribuir na resolução de um dos pontos críticos para a industrialização em larga escala, que consiste na separação eficiente das camadas do fruto.

Segundo o doutorando Artur, a passagem pela instituição espanhola foi determinante para a maturidade do projeto. “A experiência foi de grande valia para o aprofundamento da minha pesquisa, proporcionando ganhos científicos, técnicos e pessoais que impactam diretamente na qualidade e na robustez dos resultados desenvolvidos no Brasil”, afirma.

O pesquisador também destaca que o programa da Capes representa um direito e uma oportunidade estratégica para todos os doutorandos brasileiros, capaz de ampliar horizontes e inserir pesquisadores em ambientes internacionais de excelência.

Com a patente em vista e a parceria entre Brasil e Espanha consolidada, a pesquisa sinaliza que o cerrado pode guardar respostas concretas para os desafios da transição energética.

 

Por Diretoria de Comunicação Social