Notícias

Ensino

Cursos de Medicina da UFVJM alcançam nota 4 no Enamed

publicado: 20/01/2026 15h25, última modificação: 21/01/2026 15h39
Exame verifica se estudantes concluintes dos cursos de Medicina adquiriram as competências e habilidades exigidas

Realizado pela primeira vez no final de 2025, o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) teve seu resultado divulgado na última segunda-feira, 19 de janeiro, pelo Ministério da Educação (MEC). Dos 351 cursos avaliados, os dois cursos da UFVJM, em Diamantina e Teófilo Otoni, alcançaram nota 4 na escala de 1 a 5 aplicada pelo exame. O Enamed é uma iniciativa do MEC, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em colaboração com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), para avaliar a formação médica no Brasil.

A proposta do Enamed é que, a partir do seu resultado, o MEC possa fornecer insumos para o aprimoramento das graduações em Medicina, contribuindo para a qualidade da educação médica no país. Pretende também aprimorar a seleção para a residência médica, unificando a avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e a prova objetiva do Exame Nacional de Residência (Enare), o que irá otimizar o acesso à residência médica e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e garantir que os futuros médicos estejam preparados para atuar de maneira qualificada no Sistema, além de criar um modelo padronizado de avaliação, democratizando o ingresso nos programas de residência médica de acesso direto de forma mais unificada e transparente.

Para comentar os resultados, conversamos com o diretor da Faculdade de Medicina de Diamantina (Famed), prof. Danilo Bretas de Oliveira, e com o vice-diretor da Faculdade de Medicina do Mucuri (Fammuc), prof. Alexandre Augusto de Assis Dutra, além do reitor da UFVJM, prof. Heron Laiber Bonadiman.

De acordo com o prof. Danilo, a Famed tem realizado investimento em infraestrutura, visando principalmente melhorias nos laboratórios específicos do curso, e na aquisição de equipamentos e tecnologias que permitam aos docentes trabalhar com cenários mais realísticos possíveis. “Além disso, mantemos nossas parcerias com toda a rede de saúde de Diamantina e mais 15 municípios para viabilizar a prática de nossos discentes junto à comunidade, desde os períodos iniciais do curso. Destacamos também o papel fundamental de outros cursos da UFVJM na melhoria do curso de graduação em Medicina, como as residências médicas para melhoria dos internatos e o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, que tem possibilitado a titulação dos docentes da Famed e trazido grande melhoria para nossa excelência acadêmica”, explica Danilo.

Como a Famed já conquistou a nota máxima (5) no Conceito de Curso (CC) designado pelo Inep, o diretor afirma que, para atingir a nota máxima no Enamed, o objetivo atual é manter os investimentos em infraestrutura, tecnologias, parcerias e capacitação do corpo docente e técnico para que, assim, possam também oferecer aos discentes uma formação cada vez melhor.

Já para o vice-diretor da Fammuc, prof. Alexandre, a nota 4 alcançada no Enamed é motivo de grande orgulho para todos que compõem a faculdade e reflete o empenho coletivo de toda  a sua comunidade acadêmica. “Professores e técnicos administrativos, muitas vezes, vão além de suas atribuições para enfrentar uma dificuldade histórica da unidade: a escassez de servidores em áreas estratégicas. Os estudantes também têm papel fundamental nesse resultado, assumindo, desde o início do curso, a responsabilidade pela própria formação e compreendendo a seriedade do percurso acadêmico e o compromisso social da medicina”, afirma Alexandre.

Segundo o professor, para manter e avançar nesse padrão de qualidade, a Fammuc segue investindo no fortalecimento do ensino e na consolidação de um projeto pedagógico alinhado às Diretrizes Curriculares Nacionais e à formação de profissionais comprometidos com uma medicina humanizada. “Ainda há desafios a serem superados, como a ampliação do quadro de docentes e técnicos administrativos, mas há também expectativas positivas. A entrega do prédio próprio da Medicina, prevista para os próximos anos, representa um passo importante e deve contribuir de forma decisiva para melhorar as condições de ensino e aprendizagem e para a busca da nota máxima nas próximas avaliações”, conclui.

O reitor da UFVJM, prof. Heron, afirma: “Recebo a notícia do excelente desempenho das nossas faculdades de Medicina no Enamed com imenso orgulho e alegria! Como uma universidade inserida nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, temos o dever de atender, com qualidade e dedicação, a necessidade de uma educação médica na região. Parabéns às direções, equipes de servidores, colaboradores e alunos das nossas Famed e Fammuc, que tiveram o seu trabalho de excelência reconhecido e coroado com esse resultado tão satisfatório. Continuem contando com o apoio da nossa gestão”.

O professor Heron ressalta também os recentes investimentos feitos pela gestão nas duas faculdades de Medicina da UFVJM, como a adequação elétrica da atual edificação e a construção do prédio próprio da Fammuc, no Campus do Mucuri, em Teófilo Otoni, cujas obras estão em pleno andamento. Na Famed, em Diamantina, destaque para a criação do espaço de convivência e transferência do Laboratório de Anatomia Humana, conforme solicitações da direção.

Perfil curso de Medicina - Diamantina
- Início do curso: março de 2014
- Total de alunos: 339 discentes em regime de tempo integral
- Total de servidores: 60 docentes e 20 técnicos administrativos

Perfil curso de Medicina - Teófilo Otoni
- Início do curso: setembro de 2014
- Total de alunos: 333 discentes em regime de tempo integral
- Total de servidores: 51 docentes (entre efetivos, substitutos e voluntários) e 24 técnicos administrativos

 

Por Diretoria de Comunicação Social