Notícias
Ensino, Pesquisa e Extensão
Projeto Inovabità da UFVJM ganha destaque com uso da tecnologia solo-cimento de alto desempenho
O projeto da UFVJM Inovabità vem desenvolvendo produtos com a tecnologia solo-cimento de alto desempenho (SCAD), patenteado pela universidade em 2023, para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 11) da Agenda 2030 da ONU. A iniciativa tem conquistado destaque em premiações. Recentemente, o projeto foi premiado na 5ª Edição do Prêmio Universitat Politècnica de Catalunya - BarcelonaTech (UPC) de Compromisso Social pelo projeto: Tecnologia para o Empoderamento de Comunidades Vulneráveis: fábricas sustentáveis de placas de solo-cimento para a habitação digna. Além disso, o Inovabità também teve destaque na Semana da Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão (Sintegra) 2025 da UFVJM, com quatro premiações vinculadas aos seus produtos.
Iniciado há mais de 10 anos no Programa de Mestrado em Saúde, Ambiente e Sociedade (SaSA) da UFVJM, o Inovabità, que conta com apoio da Reitoria da universidade e envolvimento de professores de diversas unidades acadêmicas, visa ao desenvolvimento e à difusão de soluções construtivas de baixo custo, ambientalmente responsáveis e socialmente justas, voltadas para comunidades em situação de vulnerabilidade. “A proposta integra diferentes tecnologias e práticas sustentáveis, com destaque para o uso de placas de solo-cimento de alto desempenho (SCAD), além de energias renováveis, captação e aproveitamento de água da chuva, reutilização de resíduos domésticos, entre outras. A iniciativa promove a autoconstrução assistida, a capacitação comunitária e a economia circular, articulando inovação, inclusão social e respeito ao meio ambiente”, explica a diretora da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH), professora Teresa Cristina Vale.
Vice-Coordenadora do projeto, a diretora detalha que “com abrangência tanto nos tipos de soluções aplicadas quanto no acompanhamento ao longo de todas as etapas – do desenvolvimento de materiais e processos à implementação, transferência de conhecimento, parcerias institucionais e monitoramento pós-uso – o projeto constitui uma base contínua e adaptável para ações futuras em diversas áreas da sustentabilidade, inclusive além do campo da construção, como alimentação saudável, agricultura urbana e outros aspectos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população de baixa renda”.
De acordo com Teresa, “o projeto contempla a aplicação das soluções construtivas em pequenos municípios, conforme previsto nas legislações (nacionais e internacionais) e na revisão bibliográfica. Além disso, sua atuação é interdisciplinar juntando inovação tecnológica com inovação social em busca da justiça social. Atualmente, o Inovabità iniciará a pavimentação de uma rua no Campus JK e já fizemos a primeira placa para a construção da casa. Iniciaremos em breve a produção dessas placas para levantarmos a casa-piloto, também, no Campus JK”.
O projeto Inovabità recebeu financiamento de emenda parlamentar do deputado federal Patrus Ananias.

Oficina sobre a produção das placas de pavimentação na Ocupação Vitória (Crédito: Arquivo projeto Inovabità)
Placas solo-cimento de alto desempenho (SCAD)
As placas SCAD combinam alta resistência mecânica, durabilidade e flexibilidade de aplicação, podendo ser ajustadas conforme as demandas de tráfego: pedestres, tráfego leve ou tráfego moderado. “O uso de tecnologias inovadoras, como as placas de solo-cimento de alto desempenho (SCAD), oferece uma solução viável para superar desafios, proporcionando uma abordagem sustentável e economicamente acessível. O solo-cimento, base para a tecnologia SCAD, já é reconhecido por suas vantagens: simplicidade e custo reduzido: O uso de solo local reduz custos de transporte e aquisição de materiais; sustentabilidade: a redução no consumo de cimento em comparação a alternativas tradicionais minimiza as emissões de carbono associadas; e versatilidade: aplicável tanto em pavimentação quanto em elementos construtivos, como pisos e alvenarias”, informa a professora.
Projeto Tecnologia para o Empoderamento de Comunidades Vulneráveis: fábricas sustentáveis de placas de solo-cimento para a habitação digna, ganhador da 5ª Edição do Prêmio UPC de Compromisso Social
- Fruto de parceria: Universidade Politécnica de Catalunha (UPC) (Barcelona, Espanha); Mestrado em Saúde, Ambiente e Sociedade (SaSA/UFVJM); Projeto de extensão na Ocupação Vitória (UFVJM), e Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST)
Participantes:
- Universitat Politècnica de Catalunha
Maria del Mar Casanovas Rubio
Oriol Pons Valladares
Jaume Armengou Orús
Albert de la Fuente Antequera
- UFVJM
Bernat Vinolas Prat (mestrado SaSA)
Tarcila Mantovan Atolini (coordenadora projeto de extensão na Ocupação)
- MTST
Márcia Melo, líder comunitária movimento MTST
Conheça os membros do projeto Inovabità da UFVJM:
- Beni Trojbicz
- Bernat Vinolas Prat (Coordenador)
- Cristiane Silva Kaitel
- Davidson Afonso de Ramos
- Frank Alison
- Giovanni Máximo
- Glauco Umbelino
- Gustavo Molina
- Heron Laiber Bonadiman
- Juan Pedro Bretas Roa
- Marivaldo Aparecido de Carvalho
- Mônica Liz Miranda
- Mônica Martins Andrade Tolentino
- Ricardo Brasil
- Rosana Passos Cambraia
- Teresa Cristina de Souza Cardoso Vale (Vice-Coordenadora)
Conheça as categorias/premiações do Inovabità na 11ª Sintegra:
Simulação Computacional de Placas de Solo-Cimento de Alto Desempenho (SCAD) para uso em pavimentação
- Resumos Expandidos da Graduação – Pesquisa / Engenharias
Inovabità: Construção de baixo custo com responsabilidade ambiental e promoção da justiça social
- Resumos Expandidos da Graduação – Pesquisa / Interdisciplinar / Multidisciplinar
- 9º Prêmio Henrique Dumont / 2° classificado Categoria I – Do Conhecimento à Inovação
Programa de Extensão Popular na Ocupação Vitória
- 4ª Edição do Prêmio Paulo Freire
Para saber mais sobre o projeto Inovabità da UFVJM, envie uma mensagem para os endereços de e-mail bernat.vinolas@ict.ufvjm.edu.br e teresa.vale@ufvjm.edu.br.
Por Diretoria de Comunicação Social