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Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (Pro-LEEI) realiza cadastro de reserva para formadores estaduais

publicado: 30/07/2025 00h00, última modificação: 30/07/2025 19h37
Inscrições vão até dia 3 de agosto; bolsa tem valor de R$ 3.300

A coordenação do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (Pro-LEEI) na UFVJM, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), publicou edital para cadastro de reserva de formadores estaduais. O objetivo do edital é selecionar e capacitar formadores estaduais que atuarão na formação de professores da Educação Infantil, promovendo a implementação do Pro-LEEI/CNCA, com ênfase na alfabetização na Educação Infantil, por meio de atividades presenciais e remotas. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas até o próximo dia 3 de agosto, por meio on-line, conforme orienta o edital. Os aprovados no processo seletivo receberão 14 bolsas, no valor de R$ 3.300 cada.

De acordo com a coordenação do programa na UFVJM, “o público-alvo do edital são profissionais com pós-graduação na área de Educação Infantil ou áreas afins, experiência como formadores, produção acadêmica na área e disponibilidade de pelo menos 16 horas semanais para atuar nas atividades do programa”.

A coordenadora do Pro-LEEI na UFVJM, a professora do curso de Pedagogia da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH) da UFVJM, Maria Amélia de Castro Cotta, destaca que "o programa é de fundamental importância para a formação de professores que atuam na Educação Infantil. Seu principal objetivo é qualificar e fortalecer a prática dos educadores que trabalham diretamente com crianças e demais profissionais da área, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade do ensino”.

Confira abaixo as datas importantes do processo de seleção:
• 25/7/2025: Início do período de divulgação das informações sobre o processo seletivo.
• 30/7 a 3/8/2025: Período de inscrição dos candidatos.
• 4 e 5/8/2025: Conferência dos documentos e homologação das inscrições.
• 6/8/2025: Análise dos currículos e redações dos candidatos.
• 8/8/2025: Divulgação do resultado da primeira etapa.
• 9 a 10/8/2025: Prazo para apresentação de recursos à primeira etapa.
• 11/8/2025: Período para análise dos recursos referentes à primeira etapa.
• 12/8/2025: Divulgação do resultado da primeira etapa após análise de recursos.
• 13 e 14/8/2025: Período de realização das entrevistas da segunda etapa.
• 14/8/2025: Divulgação do resultado da segunda etapa.
• 15 a 16/8/2025: Prazo para apresentação de recursos à segunda etapa.
• 17/8/2025: Período para análise dos recursos referentes à segunda etapa.
• 18/8/2025: Resultado final do processo seletivo.

Para saber todas as informações sobre a seleção, acesse o edital.
E para conhecer mais sobre o LEEI na UFVJM, acompanhe o perfil oficial do projeto no Instagram. Outras informações podem ser solicitadas por e-mail, para o endereço coord.leei.ufvjm@gmail.com.

 

Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil

O Ministério da Educação (MEC) instituiu, no dia 4 de fevereiro de 2025 (Portaria nº 85/2025), o Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (Pro-LEEI). A ação integra o conjunto de iniciativas de formação continuada do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O programa está estruturado em três eixos: gestão e governança; formação de profissionais da educação; e reconhecimento e disseminação de práticas pedagógicas significativas para as crianças da pré-escola. O objetivo é implementar ações de formação continuada focadas na ampliação e consolidação dos saberes dos profissionais da educação infantil.
Com o Pro-LEEI, serão planejadas e implementadas práticas pedagógicas para o desenvolvimento das crianças no campo da linguagem oral, da leitura e da escrita. A ideia é fortalecer a colaboração entre a União, os estados, os municípios, o Distrito Federal e as instituições federais de ensino superior, que vão integrar o programa para o fortalecimento das políticas de educação básica.


LEEI – O Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) atua na formação de professoras que trabalham pelo letramento e desenvolvimento de linguagens de crianças da pré-escola (entre 4 e 5 anos), respeitando as especificidades dessas faixas etárias. Ao todo, 26 unidades federativas e 3.792 municípios (68% do total) já participaram da iniciativa em 2024. Ela reúne 223.964 professores de pré-escola em formação.


* Com informações do Ministério da Educação

 

Por Diretoria de Comunicação Social