Festival de Cinema em Janaúba
- https://portal.ufvjm.edu.br/agendas/eventos/2025/festival-de-cinema
- Festival de Cinema em Janaúba
- 2025-08-20T14:00:00-03:00
- 2025-08-20T23:59:59-03:00
- 20 de agosto
- Quando
- 20/08/2025 from 14h00 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
- Onde
- Janaúba
- Adicionar evento ao calendário
-
iCal

Dentro da programação do aniversário de 20 anos da UFVJM, o Campus Janaúba receberá sessões gratuitas de cinema na próxima quarta-feira, 20 de agosto. Às 14h, serão apresentados os curtas O Terminador (Janaúba/MG); Pequeno B (MG); A Parede de Espelhos (Janaúba/MG) e Lança-Foguete (PE), no auditório do campus. Em seguida, haverá um rápido debate sobre os filmes. À noite, às 20h, a sessão acontece no Espaço Cultural de Janaúba, localizado na Av. Brasil, 660 - Centro, com a exibição do longa Quem é essa mulher? (BA), também seguida de conversa com cineastas e professores.
As exibições são fruto da parceria firmada entre a UFVJM e a Almôndega Filmes, que organiza o Festival de Cinema de Diamantina (FCD). Para o reitor Heron Laiber Bonadiman, o objetivo é que a programação do aniversário da universidade tenha atividades diversificadas e envolva também os campi e as comunidades acadêmicas fora da sede.
Conheça os filmes
O Terminador narra a história de uma jovem (anônima) raptada por um vilão, que o diretor chama de “genérico”, e apenas O Terminador poderá salvá-la! Será que ele irá terminar o que começou? Prata da casa, esse curta é fruto de oficina realizada em Janaúba pelo diretor Vampierre.
O curta Pequeno B é uma preciosa animação, com roteiro e direção de Lucas Borges, mineiro de Juiz de Fora, desenhista e animador graduado em Artes e Design pela UFJF. O curta, com trilha sonora especial, traz o Pequeno B, um adolescente que deseja se afirmar no bairro, onde a honra e a coragem são fundamentais. Admirador das artes marciais e de Kung Fu, marca um duelo emocionante na saída da escola.
Também resultado de oficina realizada em Janaúba pelo diretor Vampierre, A Parede de Espelhos tem como personagem Querinda, uma menina pobre que não consegue ver seu reflexo na água, vidro, espelho ou em qualquer outro lugar. Nem mesmo nos olhos das pessoas que mais ama. Ela não sabe como é seu rosto, assim como sua mãe e sua avó materna quando mais novas.
O curta Lança-Foguete é dirigido e estrelado pelo cineasta pernambucano Willian Oliveira. Mistério, fantasia, terror psicológico e resistência - esse queer-ficção científica tem um pouco de tudo isso. Conta a história de Levi e sua mãe, que lidam com um luto de forma peculiar, depois de uma jovem trans ter sido vítima de abduções extraterrestres que ocorreram na cidade do Recife.
Já a exibição da noite, o longa Quem é essa mulher? é sobre a primeira médica negra do Brasil, Maria Odília Teixeira, mas nos apresenta, na verdade, duas mulheres. Separadas por um século, elas “se encontram” pelas estradas da Bahia. Oriunda da periferia de Salvador, a historiadora Mayara Santos rememora os caminhos surpreendentes que a levaram a desvendar a vida de Maria Odília. A direção é da premiada Mariana Jaspe.
Festival de Cinema de Diamantina
O 2º Festival de Cinema de Diamantina será realizado de 16 a 20 de setembro, com programação cultural extensa e gratuita. O evento é coordenado pelo cineasta Felipe Canêdo, que estará em Janaúba nas sessões do dia 20. Os filmes fazem parte das 51 obras selecionadas pela curadoria do festival, que integra 9 especialistas de Minas Gerais e de outros estados.
Apresentado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e pelo governo de Minas Gerais, via edital da Lei Paulo Gustavo (LPG) 04/2023, o 2º FCD tem o patrocínio da Claro e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
20 Anos UFVJM e Festival de Cinema de Diamantina - Itinerâncias em Janaúba
Curtas O Terminador; Pequeno B; A Parede de Espelhos e Lança-Foguete - Auditório do Campus Janaúba - 14h
Longa Quem é essa mulher? - Espaço Cultural de Janaúba - 20h