Ensino, Pesquisa e Extensão

UFVJM oferta cursos on-line no site da Olimpíada Brasileira de Biotecnologia

publicado: 17/05/2024 17h29, última modificação: 17/05/2024 17h28
PET Estratégias é parceiro para divulgação da iniciativa

O Programa de Educação Tutorial (PET) Estratégias para Diminuir a Retenção e Evasão da UFVJM é parceiro da Olimpíada Brasileira de Biotecnologia (OBBiotec) 2024, para a divulgação de dois cursos on-line disponíveis na plataforma do evento. Aberto para acesso a qualquer momento, e gratuitos, os cursos foram desenvolvidos pela UFVJM, com foco na formação de estudantes e professores da educação básica, bem como estudantes dos cursos de licenciatura. No momento, estão disponíveis os cursos: Contribuições para melhoria da qualidade da educação básica: inclusão digital e aplicações pedagógicas; e Biotecnologia para futuros cientistas.

De acordo com a participante do PET Estratégias, a aluna do curso de Letras da UFVJM, Mayza Ursino Esteves, o curso “Contribuições para melhoria da qualidade da educação básica: inclusão digital e aplicações pedagógicas” poderá trazer importante contribuição para estudantes dos cursos de licenciatura e professores da educação básica, pois eles terão a chance de se capacitarem ao conhecerem um leque de recursos digitais disponíveis e a forma como podem ser utilizados para direcionar a escolha de acordo com o conteúdo que deve ser trabalhado em sala de aula”.

Já o curso “Biotecnologia para futuros cientistas” é voltado para os estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II, estudantes do Ensino Médio e estudantes do Ensino Técnico, levando-os ao aprendizado na área de biotecnologia, uma ferramenta para aumentar a motivação e engajamento desses jovens com seu processo educacional, assim como o enfrentamento ao movimento anticiência”, explica Mayza.

Acesse o curso Contribuições para melhoria da qualidade da educação básica: inclusão digital e aplicações pedagógicas aqui.

Acesse o curso Biotecnologia para futuros cientistas aqui.

Sobre a OBBiotec

A UFVJM, em parceria com mais de 50 instituições de ensino e pesquisa do país, é organizadora da Olimpíada Brasileira de Biotecnologia (OBBiotec) 2024. As inscrições para a competição já estão abertas e devem ser feitas no site do evento, que pode ser acessado aqui, até o próximo dia 31 de maio. Todos os estabelecimentos de ensino, de todas as regiões do Brasil, públicos e privados, poderão participar gratuitamente da olimpíada, sendo, para isso, necessário realizar o cadastramento da escola na página inicial da OBBiotec.

A primeira etapa das provas será realizada no período de 10 a 14 de junho. A segunda etapa será de 26 a 28 de agosto. O resultado da olimpíada deve ser divulgado a partir do dia 7 de outubro deste ano. Podem inscrever-se estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II (regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA) anos finais); Ensino Médio (regular e EJA); e Ensino Técnico (integrado ao Ensino Médio, concomitante ou subsequente).

Saiba mais sobre o evento.

Sobre os projetos de extensão (PET Estratégias) para divulgação dos cursos:

Projeto: Biotecnologia para futuros cientistas
Coordenador: Leida Calegário de Oliveira
Vice-coordenador: Ana Paula de Figueiredo Conte Vanzéla
Petiana líder no projeto: Mayza Ursino Esteves.

Projeto: Contribuições para melhoria da qualidade da educação básica: inclusão digital e aplicações pedagógicas.
Coordenador: Leida Calegário de Oliveira
Petiana líder no projeto: Mayza Ursino Esteves.

Por Coordenadoria de Comunição Social