Institucional

UFVJM oferece serviços para promover inclusão e acessibilidade dentro da universidade

publicado: 24/10/2024 16h08, última modificação: 24/10/2024 16h08
Acompanhamento é oferecido para pessoas com deficiência visual, auditiva, intelectual e física; síndrome de Tourette; transtorno do espectro autista (TEA), transtornos de aprendizagem, como TDAH, entre outros

A UFVJM conta com um setor específico para promover inclusão e acessibilidade dentro da universidade, a Diretoria de Acessibilidade e Inclusão (Daci), ligada à Pró-Reitoria de Acessibilidade e Assuntos Estudantis (Proaae). A Daci oferece atendimento para toda a comunidade acadêmica, com atendimento individual ou em grupo, para docentes, técnicos e alunos. Entre os serviços da Diretoria, estão a oferta de Terapia Ocupacional e de Tradução e de Interpretação Libras/Português. Para solicitar o atendimento da Daci, basta preencher um formulário on-line, que está disponível aqui.

De acordo com a diretora da Daci, Ana Paula Nogueira Nunes, “A Diretoria de Acessibilidade e Inclusão acompanha as pessoas da comunidade acadêmica, sendo elas: com deficiência visual, auditiva, intelectual e física; surdez; síndrome de Tourette; transtornos globais de desenvolvimento; transtorno do espectro autista (TEA), transtornos de aprendizagem como TDAH, dislexia, discalculia, entre outros”.

Ana Paula explica que a Daci trabalha com o objetivo de atender a Lei 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). “Dessa forma, importante destacar que estamos trabalhando com a quebra de barreiras urbanísticas, arquitetônicas, nos transportes, nas comunicações e nas informações, tecnológicas e as atitudinais, que dizem respeito às atitudes ou comportamentos que impeça ou prejudique a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas”.

A diretora ressalta que a Daci tem um importante papel dentro da UFVJM, com a inclusão e acessibilidade, mas é importante perceber que essa é a responsabilidade de todas as pessoas e de todos os setores da instituição, com o objetivo, também, do combate ao capacitismo. “A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência inclui diversos tipos de barreiras que devemos vencer, não apenas as arquitetônicas e as urbanísticas, como também as barreiras relacionadas à comunicação e atitudinais. Importante destacar, ainda, que a referida lei pontua as penalidades decorrentes, por exemplo, da discriminação da pessoa em razão da sua deficiência com uma penalidade de 1 a 3 anos de reclusão e multa”.

Para promover o objetivo da Daci, a diretora destaca que “aproveitando o início do semestre letivo, para a maioria dos cursos, gostaria de me colocar à disposição, junto da equipe da diretoria, para participar de atividades, reuniões ou apresentações que abordam as atividades exercidas pela Daci. O contato pode ser realizado por e-mail, pelo endereço . Os encontros podem ser realizados separadamente ou com todas as pessoas interessadas. De maneira geral, são realizadas capacitações para os docentes e para os técnicos e rodas de conversas com os discentes. Atendemos também docentes individualmente para auxiliar nas adequações didático-pedagógicas das unidades curriculares”.

Saiba mais sobre serviços da Daci:

Atendimento individual:
A pessoa interessada, toda a comunidade interna da UFVJM, pode solicitar o atendimento da Daci pelo telefone (números disponíveis aqui), por e-mail, pelo endereço , ou com preenchimento de formulário eletrônico.

Serviço de Terapia Ocupacional:
O serviço de Terapia Ocupacional é realizado pela terapeuta Hamanda Rocha Mascarenhas. “Em relação aos discentes, ela tem contribuído na organização da rotina e no planejamento dos estudos, assim como avaliando o desempenho ocupacional deles em todos os contextos que possuem”, informa a diretora Ana Paula. O atendimento pode ser realizado presencialmente ou on-line, para os campi da UFVJM fora de Diamantina.
O agendamento para terapia ocupacional deve ser realizado por meio de preenchimento de formulário eletrônico ou por e-mail, com envio para o endereço .
Saiba mais sobre o serviço.

Tradução e de Interpretação Libras/Português:
O profissional Tradutor e Intérprete de Libras/Português (Tilsp) tem a competência para realizar Tradução e Interpretação entre a Língua Portuguesa e a Língua Brasileira de Sinais (Libras), garantindo acessibilidade comunicacional.

De acordo com a Daci, a tradução é um trabalho executado em local adequado para o registro da tradução, que é o texto-alvo, a partir do material entregue pelo solicitante, que é o texto-fonte. Os prazos estabelecidos no contato por e-mail devem ser seguidos com atenção para a garantia da entrega do produto traduzido dentro da data limite que o solicitante indicar. Alguns exemplos de demanda são: editais, informe institucional, provas, livros, textos, áudios, audiovisuais.

Já a interpretação é um trabalho realizado no local onde ocorre a demanda, com a presença de surdos, transmissão e, ou, gravada, podendo ser de forma simultânea ou consecutiva, conforme escolha dos envolvidos ou necessidade da natureza da atividade. As orientações para a estrutura para a execução desse serviço serão dadas no contato por e-mail. Alguns exemplos de demanda são: reuniões, palestras, eventos, aulas.

Saiba mais sobre procedimentos, prazos e formas de contato.

Conheça a equipe da Daci

Diamantina
Ana Paula Nogueira Nunes
Diretora da Daci

Ana Paula Antunes de Medeiros
Técnico em Assuntos Educacionais

Hamanda L. Rocha Mascarenhas
Terapeuta Ocupacional

Laís Mendoça Velano

Josilene Duarte Nunes

Unaí

Nerisvaldo Gomes

Teófilo Otoni

Adriana Batista Moreira
Pedagoga

Para mais informações sobre a Daci, ligue para o número (38) 3532 1200, ramais 8116 e 8129.

Por Diretoria de Comunicação Social