UFVJM oferece curso de português para estrangeiros

publicado: 15/01/2024 16h57, última modificação: 17/01/2024 15h20
Ação é possível por meio de parceria com Universidade Federal do Paraná e Universidade Estadual de Londrina

A UFVJM está oferecendo o curso de português para estrangeiros aos alunos do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (Pré-PEC-G), do Ministério das Relações Exteriores, por meio da Divisão de Cooperação Educacional, e do Ministério da Educação, em parceria com as instituições de ensino superior de todo o país. O curso é realizado por meio de parceria entre UFVJM, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Estadual de Londrina (UEL). Essa é a primeira vez que a UFVJM participa do Pré-PEC-G, com a presença da professora do curso de Letras Adriana Nascimento Bodolay na equipe de docentes.

De acordo com Adriana, ao todo são 45 estudantes no curso, sendo 10 destes futuros alunos da UFVJM, 15 da UFPR e 15 da UEL. “A ação visa fazer uma preparação dos alunos que vão participar do curso que será oferecido pela UFVJM, em Diamantina, a partir de fevereiro de 2024, quando os alunos chegam ao Brasil. Agora está sendo realizada a parte on-line, que está sendo muito importante, e, quando chegarem ao país, será realizado o curso presencial”, explica a professora.

A formação teve início no último dia 9 de janeiro e está sendo oferecida pelo moodle da UFPR. A programação inclui três encontros síncronos e as demais atividades assíncronas, durante as cinco semanas que antecedem a chegada dos alunos ao Brasil.

Descrição: Captura da Tela do Meet do primeiro encontro sincrono realizado
Crédito da imagem: Viviane Furtoso/UEL

Adriana destaca que essa iniciativa tem importância singular para a UFVJM. “É a primeira vez que participamos da ação conjunta do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Educação para oferecer um curso de português para estrangeiros no âmbito do Programa PEC-G. A iniciativa da UFPR nos proporciona trazer uma primeira experiência desses estudantes com a língua portuguesa e a cultura brasileira, o que, para nós, é fundamental, uma vez que esses futuros estudantes ainda não sabem falar português”, detalha a professora.

Fazem parte da equipe de docentes do curso, além da professora Adriana, da UFVJM, a professora da UFPR Pollianna Milan, e a professora da UEL Viviane Furtoso. Como tutores e bolsistas, a UFVJM conta com a participação dos alunos do curso de Letras Luiz Alberto de Caux e Gustavo Cordeiro Brant.

Por Coordenadoria de Comunicação Social