UFVJM volta a fazer parte do Grupo Tordesilhas

publicado: 17/01/2024 15h48, última modificação: 17/01/2024 15h48
Docentes da universidade já podem concorrer a bolsas da Fundação Carolina para intercâmbio de curta duração em instituições espanholas

A UFVJM voltou a fazer parte do Grupo Tordesilhas, rede acadêmica de universidades do Brasil, Portugal e Espanha. O reingresso da universidade no grupo foi aprovado durante a assembleia geral do XXI Encontro do Grupo Tordesilhas, no dia 7 de novembro de 2023, em Brasília. Assim, a partir de agora, os docentes da UFVJM que tenham título de doutor podem concorrer a bolsas financiadas conjuntamente pelo Grupo Tordesilhas e a Fundação Carolina para estadias de pesquisa de curta duração em universidades espanholas do Grupo. Atualmente, 24 instituições de ensino brasileiras, 11 portuguesas e 21 espanholas fazem parte do Tordesilhas.

De acordo com a coordenadora de Relações Internacionais da UFVJM, professora Etel Rocha Vieira, “no passado recente (2018), a UFVJM já foi membro do Grupo Tordesilhas, tendo se desligado desta rede por decisão da gestão anterior”. Para Etel, a volta da universidade para o Grupo se apresenta como “uma oportunidade para que os pesquisadores da UFVJM estabeleçam laços com instituições espanholas, contribuindo assim para o processo de internacionalização da UFVJM. Isso é necessário tanto no sentido de melhorar a formação dos nossos estudantes, como também no estabelecimento de parcerias com agentes que possam contribuir com ferramentas inovadoras para a solução dos problemas existentes na área de atuação da UFVJM”.

A professora destaca que, entre as diversas ações de internacionalização possíveis para as instituições que compõem o Grupo Tordesilhas, “está a realização de doutorado em co-tutela e o custeio de ações de pesquisa no exterior de curta duração (1 a 3 meses), para professores doutores das universidades brasileiras”.

Grupo Tordesilhas

O Grupo Tordesilhas foi criado em junho de 2000, durante a Primeira Reunião de Reitores das Universidades do Brasil, Espanha e Portugal, como uma comemoração dos 500 anos do descobrimento do Brasil. O Grupo tem como objetivo promover a colaboração entre as universidades dos três países no domínio da ciência e tecnologia, com destaque para a cooperação científica e educacional como um elemento-chave para o papel que as instituições acadêmicas terão em um mundo marcado por uma profunda mudança social, científica e tecnológica.

Bolsas: já tem inscrição aberta

A Fundação Carolina está ofertando 10 bolsas, que incluem passagens e seguro médico de 1.200 euros por mês. O período de inscrição já está aberto e vai até o dia 1º de abril de 2024, sendo realizado pelo Grupo Tordesilhas. O interessado deve enviar a documentação para o e-mail . A inscrição será validada pelo Grupo, e o candidato vai receber um email automático com senha e instrução para que possa acessar e preencher o formulário de pedido de bolsa no site da Fundação Carolina.

Para mais informações sobre o processo seletivo, acesse o edital, disponível no site da DRI.

E acesse aqui para saber quais são as universidades espanholas que fazem parte do Grupo Tordesilhas.

Orientações para inscrição

O candidato deve informar no e-mail de inscrição:

• Nomes e sobrenomes;
  • E-mail de contato;
  • Cópia digitalizada do Documento de Identidade (Passaporte);
  • Cópia digitalizada do diploma de doutorado;
  • Identificação da Universidade onde trabalha como professor e cópia digitalizada do documento que atesta o vínculo;
  • Universidade espanhola onde pretende realizar a estadia e carta de aceitação da mesma, indicando o número de meses de duração da estadia (Mínimo 1 mês, máximo 3 meses).

Por Coordenadoria de Comunicação Social