Notícias

Institucional

UFVJM discute parcerias e mineração responsável em evento sobre cadeia do lítio

publicado: 12/07/2024 18h08, última modificação: 12/07/2024 19h10
Participação de servidores e alunos em stand e palestras permite alinhamento com governo e sociedade

UFVJM discute parcerias e mineração sustentável em evento sobre cadeia do lítio 01
Stand da UFVJM no Lithium Business atrai grande número de visitantes
(Foto: Arquivo PRPPG)

Ao lado de outros especialistas e integrantes do mercado do lítio, a UFVJM esteve presente no Lithium Business para debater a exploração do lítio como transformação econômica e social do Vale do Jequitinhonha. O evento foi realizado de 2 a 4 de julho, em Araçuaí / MG, e reuniu mais de 3 mil pessoas durante os três dias de debates.

Como participantes das discussões do tema do evento - Desafios, Limites e Oportunidades - por meio de um stand e de palestras, os representantes da UFVJM tiveram a oportunidade de apresentar o que tem sido estudado sobre o assunto na instituição e alinhar seu posicionamento com diversos atores do governo e da sociedade. Assim, puderam demonstrar a importância da ação integradora da UFVJM como a única instituição federal de ensino superior presente em toda a metade norte de Minas Gerais (regiões dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, Norte e Noroeste do estado).

Palestras, contatos e parcerias

Durante o Lithium Business, os subtemas pesquisa, aspectos legais da mineração e políticas públicas sobre o legado do lítio para a região foram tratados por representantes do Serviço Geológico Brasileiro (SGB), Agência Nacional de Mineração (ANM) e Ministério de Minas e Energia (MME) e também por especialistas do Canadá, da Universidade do Porto, UFVJM, UFMG e USP. Dois professores do Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia (ICET), do Campus do Mucuri da UFVJM proferiram palestras: Jairo Lisboa Rodrigues - Infraestrutura e logística na região da cadeia do lítio, Vale do Jequitinhonha; e Márcio César Pereira - Além da extração: convertendo lítio do Jequitinhonha em produtos de alta tecnologia.

Além disso, os docentes da universidade conversaram com a cônsul do Canadá, Marie-Hélène Béland, sobre parcerias e viabilidade de colaboração na mineração. Béland é também responsável por um programa de desenvolvimento e promoção de tecnologias sustentáveis em diversos setores, incluindo a mineração.

Após conversas com o representante do ministro de Minas e Energia, secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Vitor Saback, e com os diretores da Agência Nacional de Mineração, Caio Mário Trivellato e Guilherme Santana Lopes Gomes, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFVJM, Ana Cristina Rodrigues Lacerda, expressa seu entusiasmo com a perspectiva de parcerias e a possibilidade de firmar um acordo de cooperação entre a UFVJM e o governo federal.

UFVJM discute parcerias e mineração sustentável em evento sobre cadeia do lítio 02
Caio Mário Trivellato, Vitor Saback, Ana Cristina Rodrigues Lacerda e Guilherme Santana Lopes Gomes
(Foto: Arquivo PRPPG)

Ana Cristina ressalta a participação de 20 servidores docentes, técnicos administrativos e alunos de pós-graduação dos campi da UFVJM em Diamantina, Teófilo Otoni e Janaúba, que atuam em diversas áreas que possuem alguma ligação com a cadeia do lítio, como Geologia, Engenharia de Minas e Engenharia Elétrica, além de áreas interdisciplinares, como Sociologia e Meio Ambiente. “Vale evidenciar também o importante papel da Assessoria de Assuntos Estratégicos e da Diretoria de Pesquisa da universidade, responsáveis pelos primeiros passos na articulação interna para esse envolvimento e participação no evento. Assim como o apoio da startup We4science, integrante do Programa Mevajem (Movimento Empreendedor nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri), que contribuiu para o upgrade do nosso stand”.

Ainda de acordo com a pró-reitora, a universidade já iniciou o levantamento de professores com interesse e expertise na cadeia do lítio. Ela destaca a importância de unir forças e potencialidades internas para elaborar uma proposta multidisciplinar de atuação integrada, com enfoque no impacto social, regional e econômico. “É possível realizar uma mineração responsável, desde que a UFVJM esteja presente integralmente nas ações de ensino, pesquisa e extensão em suas regiões de atuação. E, para isso, é necessário fortalecer as parcerias internas e abrir perspectivas de interação com outras instituições”, conclui Ana Cristina.

Saiba quem são os servidores da UFVJM que participaram do evento em Araçuaí:

Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) - Campus JK

  • João Vinícios Wirbitzki da Silveira (Engenharia Química)
  • Juan Pedro Bretas Roa (Ciência e Tecnologia)
  • Lucilia Ramos de Oliveira (Engenharia Geológica)

Instituto de Engenharia, Ciência e Tecnologia (IECT) - Campus Janaúba

  • Barbara Gonçalves Rocha
  • Helio Oliveira Ferrari
  • Leonardo Azevedo Sa Alkimin
  • Márcio César Pereira

Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia (ICET) - Campus do Mucuri

  • Danilo Bento Oliveira
  • Jairo Lisboa Rodrigues
  • Lucas Faria da Silva
  • Márcia Cristina da Silva Faria
  • Mariandry Rodriguez
  • Thiago Heron
  • Victor Luiz Batista Aguiar

 Confira imagens da participação da UFVJM no Lithium Business:
(Fotos: Arquivo PRPPG)

UFVJM discute parcerias e mineração sustentável em evento sobre cadeia do lítio 03 UFVJM discute parcerias e mineração sustentável em evento sobre cadeia do lítio 04

UFVJM discute parcerias e mineração sustentável em evento sobre cadeia do lítio 05 UFVJM discute parcerias e mineração sustentável em evento sobre cadeia do lítio 06 UFVJM discute parcerias e mineração sustentável em evento sobre cadeia do lítio 07

 

Por Coordenadoria de Comunicação Social