Institucional

UFVJM conquista financiamento de projeto pelo Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação

publicado: 25/01/2024 17h59, última modificação: 25/01/2024 17h59
Quase 400 mil reais vão para o Projeto Integração Acadêmico-Social para Desenvolvimento Sustentável: Um Diálogo de Saberes na UFVJM

Alunos da UFVJM, em ação de extensão, realizam atividades de promoção de saúde para a comunidade externa

A UFVJM conquistou a aprovação de financiamento para o projeto de extensão "Integração Acadêmico-Social para Desenvolvimento Sustentável: Um Diálogo de Saberes na UFVJM". A proposta foi aceita em edital do Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT-PG), uma ação conjunta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Secretaria de Educação Superior (Sesu), do Ministério da Educação (MEC). Com um cronograma de 36 meses, o programa visa impactar positivamente a qualidade de vida e o desenvolvimento da região de abrangência da UFVJM, ao alinhar a pesquisa acadêmica às necessidades locais.

O projeto conseguiu o financiamento de R$399.500,00 para a execução de subpropostas de extensão, enviadas por cerca de 40 docentes vinculados aos diversos programas de pós-graduação da UFVJM. A aprovação foi publicada no último dia 18 de janeiro, em portaria conjunta da Capes e Sesu. Conduzido pelas Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e de Extensão e Cultura (Proexc), o projeto será coordenado pela Diretoria de Extensão.

Entre os objetivos da proposta estão subsidiar políticas públicas; fortalecer a integração entre ensino, pesquisa e extensão; promover a interdisciplinaridade; formar pesquisadores conscientes das demandas sociais; e estabelecer parcerias multidimensionais. Focando em temas cruciais como saúde, comunidades tradicionais, problemas ambientais e tecnologias agrícolas sustentáveis e capacitação em serviço, a iniciativa busca contribuir para o desenvolvimento sustentável, cidadania, justiça e fortalecimento da democracia na região.

De acordo com a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Ana Cristina Rodrigues Lacerda, a iniciativa visa fortalecer a interação entre universidade e sociedade, focando nas demandas locais para resolver problemas relevantes. “Alinhando-se às linhas de pesquisa dos 24 programas de pós-graduação da instituição, o projeto envolve ações abrangentes, incluindo conscientização, capacitação, socialização de informações, consultorias e emissão de laudos. Diferentemente das pesquisas acadêmicas tradicionais, essa abordagem busca
transcender fronteiras. Assim, o projeto não apenas amplia a aplicabilidade dos resultados de pesquisa, mas também proporciona segurança aos pós-graduandos nas interações sociais”, explica a pró-reitora.

Já a pró-reitora de Extensão e Cultura, Valéria Cristina da Costa, destaca que, para a UFVJM, esse projeto será muito importante porque contribuirá para uma formação mais qualificada de pós-graduandos e graduandos, impactando positivamente o processo de creditação da extensão que está em andamento. “O maior ganho, no entanto, é a possibilidade de interação dialógica com a comunidade externa, o que é a essência da extensão universitária, colaborando para uma relação que pode transformar positivamente todas as pessoas envolvidas”, comemora Valéria. Ela ainda destaca: “O Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT-PG) foi um excelente resultado da articulação do Colégio de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Federais de Ensino Superior (COEX) com a presidência da Capes”.

A diretora de Extensão da UFVJM, professora Helisamara Mota Guedes, que será responsável pela coordenação do projeto, ressalta que uma das metas do PROEXT-PG é fortalecer a formação acadêmico-científica aumentando o alcance e os resultados da pós-graduação na sociedade. “Para a UFVJM, esse projeto será uma inovação, pois promoverá a integração da pós-graduação stricto sensu com a sociedade, abordando desafios sociais relevantes e subsidiando políticas públicas. Vamos trabalhar para que a pós-graduação desenvolva ações de extensão, juntamente com a graduação, colaborando com a curricularização da extensão”, detalha a diretora.

Para saber mais informações sobre a portaria em que foi divulgada a aprovação do projeto, acesse aqui.

Por Coordenadoria de Comunicação Social