Assistência Estudantil

Restaurante universitário do Campus do Mucuri ganha cartilha sobre funcionamento

publicado: 20/03/2024 16h21, última modificação: 22/03/2024 16h26
Material traz informações, como horários, preços e controle de qualidade, do RU

A Seção do Restaurante Universitário do Campus do Mucuri, da Pró-Reitoria de Acessibilidade e Assuntos Estudantis (Proaae), elaborou uma cartilha sobre o funcionamento do restaurante universitário (RU) do Campus do Mucuri, em Teófilo Otoni. Atualmente, são servidas três refeições no espaço, café da manhã, almoço e jantar. O material traz informações sobre composição do cardápio, horários das refeições, público-alvo, porcionamento das refeições, controle de qualidade, entre outras. A cartilha está disponível no site da Proaae, e pode ser acessada aqui.

De acordo com a chefe da seção, Amanda de Sousa Andrade Ribas, “O restaurante oferece refeições subsidiadas a estudantes classificados no Programa de Assistência Estudantil, constituindo-se como uma das principais políticas de assistência estudantil da UFVJM, capaz de contribuir para a permanência do estudante na universidade, reduzindo a evasão e favorecendo a formação acadêmica. O atendimento do restaurante estende-se a toda a comunidade acadêmica com alimentação diversificada e balanceada, sempre observando as melhores práticas e os padrões de qualidade e segurança alimentar”.

Os alunos da UFVJM em situação de vulnerabilidade socioeconômica avaliados pelo Serviço Social da Proaae, por meio de submissão a edital, não pagam pelas refeições no restaurante universitário e são subsidiados integralmente através do Programa de Assistência Estudantil (PAE), com recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Os demais usuários, servidores, colaboradores, visitantes e demais alunos não têm isenção na refeição e pagam pelas refeições oferecidas no RU, com valores descritos na cartilha.

Sobre o RU do Campus do Mucuri

O restaurante universitário (RU) do Campus do Mucuri da UFVJM foi inaugurado em 6 de junho de 2023, tendo como objetivo atender aos usuários com alimentação diversificada e balanceada, sempre observando as melhores práticas e os padrões de qualidade e segurança alimentar. Tem, ainda, o objetivo de proporcionar à comunidade acadêmica um importante espaço de convivência, integrando ações de alimentação, saúde, educação, lazer e formação profissional. O restaurante possui um refeitório com capacidade para servir até 1.000 refeições por dia. Produzidas na própria cozinha do RU por empresa terceirizada, as refeições são dispostas em buffet, com modalidade mista de serviço self-service e porcionamento.

Saiba mais sobre o RU do Campus do Mucuri da UFVJM. Acesse a cartilha aqui.

Por Coordenadoria de Comunicação Social