Publicado acordo de cooperação para implantação de emissora de rádio da UFVJM

publicado: 10/05/2024 16h19, última modificação: 10/05/2024 16h19
Parceria com EBC visa implantação, operação e transmissão de novo canal educativo

Uma boa notícia para os amantes de rádio e, especialmente, da Rádio Universitária, que ficou no ar de agosto de 2014 a outubro de 2019: acaba de ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) o extrato do acordo de cooperação assinado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a UFVJM, que visa à implantação, operação e transmissão de um novo canal radiofônico educativo em Diamantina. Isso quer dizer que a Rádio Universitária estará de volta em breve, com uma estruturação diferente, mas com o mesmo propósito de divulgar conhecimento e informação de qualidade aos ouvintes da região.

O reitor da UFVJM, Heron Laiber Bonadiman, comemora a importante conquista: “É a concretização de um sonho para a nossa região, que é ter uma rádio funcionando de maneira adequada, para levar ciência, tecnologia, cultura, informação para as pessoas que mais precisam”. A coordenadora de Comunicação Social da universidade, Marina Lindsay dos Santos, engrossa o coro otimista: “O encerramento da transmissão, em 2019, foi uma perda inestimável para a universidade e a comunidade como um todo. Restabelecer um caminho para uma nova emissora envolveu muito trabalho, com o apoio do Ministério das Comunicações, principalmente do Departamento de Radiodifusão Pública, Comunitária e Estatal, da EBC e do Colégio de Comunicadores da Andifes (Cogecom), além dos servidores do setor de Comunicação da UFVJM, que trabalharam ativamente para viabilizar essa assinatura. Sabemos que a comunicação pública é essencial para o progresso e desenvolvimento da sociedade, especialmente no combate à desinformação. A universidade é fonte de conhecimento e informações confiáveis, e a implementação de um novo canal poderá dar visibilidade ao conhecimento produzido nos cinco campi da UFVJM. Ainda temos muito trabalho pela frente até o início da transmissão em uma nova estação, mas estamos no caminho certo”.

Os próximos passos, de acordo com a coordenadora de Comunicação, são o desenvolvimento da parte técnica de viabilização da nova emissora, para posterior liberação do Ministério das Comunicações (MCOM) e tramitação do processo na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), até a implantação definitiva do canal educativo.

RNCP/Rádio

Com a celebração do acordo de cooperação, a UFVJM passa a integrar a Rede Nacional de Comunicação Pública de Rádio (RNCP/Rádio), gerida pela EBC, contribuindo com a sua expansão. Segundo dados da entidade, de outubro de 2023 até hoje, foram conquistadas 102 novas consignações. Atualmente, a rede é composta por 272 emissoras, sendo 155 de rádio e 117 de televisão. Na primeira etapa desse processo de expansão da RNPC, foram assinadas parcerias com 32 universidades federais. A UFVJM faz parte da segunda etapa.

Já como uma primeira atividade após a publicação do acordo, Marina Lindsay dos Santos está representando a universidade no encontro promovido pela RNCP, nos dias 8 e 9 de maio, em Brasília. Na pauta, discussões sobre a expansão e fortalecimento da Rede; implantação de novas emissoras: cases de sucesso das afiliadas; jornalismo, engenharia, operações e tecnologia da informação; inovação e consolidação da RNCP em diferentes plataformas, entre outros assuntos de interesse para o grupo.

99,7FM

A Rádio Universitária 99,7FM ficou pouco mais de cinco anos no ar, de 30 de agosto de 2014 a 31 de novembro de 2019. A parceria entre a UFVJM - proprietária dos equipamentos e responsável pela produção radiofônica - e a Fundação Diamantinense de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fundaepe) - detentora da outorga de radiodifusão, foi interrompida devido à instabilidade financeira da fundação, que se encontrava impedida de receber recursos públicos para a renovação do termo de colaboração técnica e financeira. Sem esse instrumento jurídico, foi encerrada a transmissão do conteúdo produzido pela equipe da universidade na frequência 99,7FM.

À época da interrupção, a programação da Rádio Universitária contava com 18 programas produzidos em parceria com a comunidade acadêmica (professores, técnicos administrativos e estudantes) e outros 6 programas inteiramente produzidos pela equipe do setor, inclusive um de notícias da UFVJM, serviços e utilidade pública e 2 de entrevistas.

A universidade possui equipamentos digitais de última geração, que foram licitados para a montagem da emissora. É importante destacar que a Rádio Universitária é um setor da Coordenadoria de Comunicação Social da UFVJM previsto em seu organograma e possui equipe própria, salas e infraestrutura específica, com três estúdios para produção e apresentação no Campus JK.

EBC/DIGER/ACORDO DE COOPERAÇÃO/N° 3042/2024 - Constitui objeto deste Acordo de Cooperação a adoção de ações conjuntas visando à implantação, operação e a transmissão de canal consignado à EBC para execução do Serviço de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada - FM, na localidade de Diamantina/MG, com fins exclusivamente educativos.

Por Coordenadoria de Comunicação Social