Ensino, Pesquisa e Extensão

publicado: 30/08/2024 20h24, última modificação: 30/08/2024 20h24
Ação envolve alfabetização de jovens, adultos e idosos e deve alcançar mais de 1,5 mil pessoas

Projeto de extensão coordenado pela UFVJM é aprovado no Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária 1

A Comissão Pedagógica Nacional (CPN) do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) aprovou o projeto de extensão “Educação do Campo e Agroecologia: Práticas de Alfabetização de Jovens e Adultos em áreas de Reforma Agrária Popular e Quilombos” (Pronera EJA), coordenado por docentes da UFVJM, em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) de Minas Gerais e Federação das Comunidades Quilombolas do Estado de Minas Gerais (N'golo).

Por meio de atividades de ensino e extensão em torno da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o projeto pretende, em 2 anos, mobilizar 1.589 pessoas em assentamentos e acampamentos da reforma agrária e em quilombos. Serão criadas 79 turmas de alfabetização e escolarização nos anos iniciais, em 46 municípios de 7 mesorregiões de Minas Gerais: Norte, Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Metropolitana de Belo Horizonte, Sul e Sudoeste, Vale do Rio Doce e Zona da Mata.

Para atingir o objetivo do projeto, será ofertado um curso de aperfeiçoamento em alternância para 79 educadores e 12 coordenadores locais, a partir das metodologias Sim, Eu Posso e Perspectivas Freireanas, sob as temáticas da Agroecologia e Reforma Agrária Popular. De acordo com a coordenadora geral do Pronera EJA, Anielli Fabiula Gavioli Lemes, serão envolvidos nessa fase do projeto 10 docentes da UFVJM e Uemg, além de bolsistas de graduação e pós-graduação. Sobre o início das ações, Anielli explica que ainda depende de recomposição do orçamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para a liberação dos recursos para a UFVJM.

“Este projeto foi construído junto com os movimentos sociais e as universidades para atender a uma demanda real de analfabetismo e baixa escolarização nos assentamentos e acampamentos da reforma agrária e em quilombos, o que dificulta a organização dessas pessoas em espaços cooperados, seja para reivindicar direitos, seja para organizar a produção, o processamento e a comercialização. Em um movimento de ensino-pesquisa-extensão, nós da UFVJM vamos contribuir com a formação de educadores populares para ministrarem as aulas nas salas construídas em locais próximos aos educandos e acompanhar o desenvolvimento das atividades nos 46 municípios”, explica Anielli.

Projeto de extensão coordenado pela UFVJM é aprovado no Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária 2
Projeto da UFVJM e parceiros aprovado no Pronera vai ter 1.589 alunos e 79 turmas em 46 municípios mineiros (Imagem: Relatório Pronera)

Confira a equipe completa do projeto de extensão Pronera EJA:

Anielli Fabiula Gavioli Lemes (UFVJM) - Coordenadora Geral
Paula Cristina Silva (UFVJM) - Coordenadora Pedagógica
Matilde Oliveira de Araujo Lima (MST) - Coordenadora Pedagógica Local
Valderes Quintino Silva (N´golo) - Coordenador Pedagógico Local

Docentes colaboradores

Amanda Aparecida Marcatti (UFVJM)
Ana Catharina Mesquita de Noronha (Uemg)
Ivana Cristina Lovo (UFVJM)
Kelly da Silva (Uemg)
Lara Carlette Thiengo (UFVJM)
Leila de Cássia Faria Alves (UFVJM)
Mario Mariano Ruiz Cardoso (UFVJM)
Nadia Maria Jorge Medeiros (UFVJM)
Nagela Aparecida Brandão (Uemg)
Renata Barreto Tostes (Uemg)
Tarcila Mantovan Atolini (UFVJM)
Vanessa Juliana da Silva (UFVJM)

Acesse aqui o Catálogo de Projetos Aprovados 2024.2 do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).

O projeto de extensão é registrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM sob o número 202203000798.

Por Coordenadoria de Comunicação Social