Inscrições abertas para 3ª edição da Olimpíada Brasileira de Biotecnologia

publicado: 04/04/2024 11h05, última modificação: 04/04/2024 11h05
Competição nacional é coordenada pela UFVJM em parceria com mais de 50 instituições brasileiras

A imagem apresenta o seguinte texto em destaque: "3ª Edição OBBiotec - Olimpíada Brasieleira de biotecnologia. Inscrições abertas de 1º/4/2024 até 31/5/2024" Na parte de baixo da imagem estão um código QR para o site obbiotec.com.br e as logomarcas das entidades relacionadas ao projeto com os dizeres: "A realização desse projeto é resultado de Termo de Execução Descentralizada entre a Unidade Descentralizada e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI e o Governo Federal".

A UFVJM, em parceria com mais de 50 instituições de ensino e pesquisa do país, é a organizadora da Olimpíada Brasileira de Biotecnologia (OBBiotec) 2024. As inscrições para a competição já estão abertas e devem ser feitas no site do evento, que pode ser acessado aqui, até o próximo dia 31 de maio. Todos os estabelecimentos de ensino, de todas as regiões do Brasil, públicos e privados, poderão participar gratuitamente da olimpíada, sendo, para isso, necessário realizar o cadastramento da escola na página inicial da OBBiotec.

A primeira etapa das provas será realizada no período de 10 a 14 de junho. A segunda etapa será de 26 a 28 de agosto. O resultado da olimpíada deve ser divulgado a partir do dia 7 de outubro deste ano. Podem inscrever-se estudantes do oitavo e nono anos do Ensino Fundamental II (regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA) anos finais); Ensino Médio (regular e EJA); e Ensino Técnico (integrado ao Ensino Médio, concomitante ou subsequente).

O evento tem como coordenador nacional o professor da UFVJM Everton Luiz de Paula, e como vice-coordenadora nacional a professora da UFVJM Leida Calegário de Oliveira. De acordo com a organização da OBBiotec, a ação tem como objetivo “contribuir para a melhoria da educação básica nacional, por meio do estímulo à aprendizagem de biotecnologia e da competição saudável que leve à busca por novas oportunidades, crescimento individual e desenvolvimento regional”.

Os participantes da olimpíada receberão certificados: certificado de participação, certificado de honra ao mérito e certificados para os professores participantes; além das premiações nacionais e regionais para os três primeiros colocados e do prêmio Menina Biotec.

Confira o Calendário Geral

1º/4/2024 a 31/5/2024 – Inscrições de Escolas
1º/4/2024 a 31/5/2024 – Inscrições de estudantes (pelos próprios estudantes ou pelas escolas)
10 a 14/6/2024 – Realização das provas da 1ª fase
26 a 28/8/2024 – Realização das provas da 2ª fase
A partir de 7/10/2024 – Publicação do resultado final da OBBiotec 2024

Para as escolas interessadas, é preciso:

1. Acessar o site da OBBiotec;
  2. Realizar o cadastro da escola e enviar um documento que comprove que o solicitante é realmente vinculado à escola (pode ser uma declaração da secretaria escolar);
  3. Cadastrar um ou mais profissionais (professores ou outros trabalhadores da escola) que ficarão responsáveis por inscrever os alunos da escola;
  4. Ler o regulamento da OBBiotec disponível aqui;
  5. É interessante seguir o Instagram da OBBiotec, para acompanhar publicações sobre o evento.

Saiba mais sobre a OBBiotec no site ou perfil do Instagram.

Por Coordenadoria de Comunicação Social