Institucional

publicado: 23/02/2024 09h58, última modificação: 23/02/2024 09h58
Reitor da UFVJM participou do encontro, em Brasília

Foripes reúne reitores de MG e presidente do Senado para discutir situação orçamentária das instituições - Imagem 1

O reitor da UFVJM, Heron Laiber Bonadiman, participou nesta semana (21/2) de reunião de reitores e reitoras das universidades, institutos e Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) com o presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco, para discutir pautas de interesse público relacionadas à educação, ciência e tecnologia no estado. O encontro foi promovido pelo Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes) e contou com a representação de todas as instituições integrantes do fórum.

Na abertura da reunião, o presidente do Foripes e reitor da Universidade Federal de Lavras (Ufla), professor João Chrysostomo de Resende Júnior, agradeceu ao senador pela emenda parlamentar não impositiva de R$ 51 milhões destinada às universidades em 2023, recursos que foram essenciais para investimentos em um cenário de grande escassez orçamentária. Para 2024, há duas emendas do senador previstas na Lei Orçamentária Anual (LOA) direcionadas às instituições: uma para as universidades e outra para os institutos federais e Cefet, no valor de R$ 28 milhões cada.

Também durante o encontro, o reitor da Universidade Federal de Uberlândia (Ufu) e um dos vice-presidentes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), professor Valder Steffen Júnior, entregou ao senador um manifesto sobre a situação orçamentária das universidades federais, que apresenta redução sistemática de recursos destinados ao funcionamento e investimentos nos últimos anos. A necessidade apresentada é de uma complementação orçamentária para 2024 de R$ 2,5 bilhões, para 69 instituições.

Foripes reúne reitores de MG e presidente do Senado para discutir situação orçamentária das instituições - Imagem 2

Para o reitor da UFVJM, o “senador Rodrigo Pacheco demonstrou mais uma vez sensibilidade e acolhimento à nossa pauta, de modo particular para com nosso orçamento, reconhecendo a importância estratégica das nossas universidades e institutos federais na construção de conhecimento e formação de pessoas. (…) Mais uma vez reforço que nosso retorno à Andifes e a participação no Foripes foram fundamentais para dar acesso à nossa UFVJM às principais pautas”.

Outros reitores também manifestaram-se durante o encontro, endossando a necessidade de se estruturar uma nova forma de financiamento para as instituições públicas de ensino superior (Ipes). Segundo Chrysostomo, os gestores das instituições precisam ter condições de direcionar os esforços para novas ações de contribuição com a ciência, a inovação e a formação de estudantes. “No cenário em que estamos, a gestão fica refém da preocupação com as formas de pagar os gastos com energia elétrica, com terceirização, etc.”, lamenta.

De acordo com o presidente do Foripes, o senador reconhece a relevância das demandas, comprometeu-se a realizar encontros anuais com as instituições enquanto estiver atuando por Minas Gerais, e a apoiar os pleitos. De acordo com o senador, as considerações apresentadas pelos reitores proporcionam subsídios para discussões que serão feitas durante agendas que terá com os ministros Camilo Santana (Educação) e com Fernando Haddad (Fazenda) nos próximos dias. Ele também comprometeu-se a mobilizar apoios, no parlamento, a uma proposta de financiamento que venha a ser apresentada pelas instituições.

Fonte:
Texto: Com informações da Comunicação/Ufla