Curso de Licenciatura em Matemática conquista nota 4 em avaliação do Inep

publicado: 10/10/2024 19h20, última modificação: 10/10/2024 19h20
A nota máxima atribuída a um curso é 5

O curso de graduação em Matemática, do Campus do Mucuri da UFVJM, em Teófilo Otoni (MG), alcançou nota 4 no processo de renovação de reconhecimento do curso realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os avaliadores do Inep verificaram a realidade e especificidades do curso, que é nível licenciatura, por meio de visita virtual in loco realizada no período de 25/9/2024 a 27/9/2024. O curso manteve a nota 4, conquistada em avaliação anterior.

A coordenação do curso, que é exercida pelos professores Clodoaldo Teodosio Santana da Silva (coordenador) e Ailton Luiz Vieira (vice-coordenador), destaca que é com muita alegria e gratidão que a Licenciatura em Matemática divulga o resultado da avaliação junto ao MEC. “Uma conquista de todos nós, que diariamente construímos a identidade e a qualidade do curso. O nosso agradecimento a todos vocês que caminham juntos, lutando por uma educação pública, gratuita e de qualidade: discentes, docentes e técnicos administrativos. Obrigado por nos ajudar a construir a nossa história! Estamos certos de que podemos cumprir todos os requisitos necessários para alcançarmos a nota máxima na próxima avaliação. Por isso, continuaremos a nossa caminhada em busca de ações que nos levem à excelência. Parabéns a todos os envolvidos!”, comemora.

De acordo com o relatório da avaliação, a comissão fez as seguintes análises qualitativas sobre as três dimensões avaliadas:

- Organização didático-pedagógica: a comissão constatou importante correspondência e articulação entre os documentos apresentados, sobretudo entre o PPC do curso e PDI, e as entrevistas da comunidade acadêmica.
- Corpo docente e tutorial: o NDE é constituído por seis docentes com titulação stricto sensu, sendo 100% em tempo integral, com cinco professores com graduação em Matemática e uma professora com graduação em Pedagogia, evidenciando a qualificação do corpo docente envolvido na estruturação do curso. Dos 23 docentes do curso, pelo menos 50% dos docentes (13) possuem no mínimo, 4 produções nos últimos 3 anos. O colegiado do curso está regulamentado e institucionalizado, considerando a representatividade dos segmentos. No tocante ao corpo docente e tutorial, a comissão identificou importantes avanços, sobretudo no que diz respeito ao regime de tempo integral e dedicação exclusiva e formação em pós-graduação stricto sensu, visto que todos os docentes atuam em tempo integral e 100% possuem formação stricto sensu, o que favorece um ensino de qualidade com reconhecida aprendizagem dos discentes.
- Infraestrutura: no que diz respeito ao espaço de trabalho dos docentes, coordenação do curso, salas de aula e laboratórios a comissão identificou, por meio dos documentos, visita virtual in loco, guiada por geolocalização, e entrevista com a comunidade acadêmica, excelentes condições físicas, iluminação e ventilação, condizente com um espaço adequado para o exercício da docência; e equipamentos e estrutura das tecnologias da informação e comunicação em excelente estado de funcionamento. A comissão identificou importante acervo físico e virtual compatível com a estrutura curricular e o perfil do egresso descrito no PPC do curso. Destaca-se a atuação da equipe da biblioteca no cuidado e preservação do acervo físico e no atendimento a comunidade acadêmica.

Confira significados de siglas citadas no relatório:

PPC: Projeto Pedagógico do Curso
PDI: Projeto de Desenvolvimento Institucional