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Curso de Licenciatura em Educação do Campo é nota máxima em avaliação do Inep
O curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEC) da UFVJM, oferecido em Diamantina, conquistou a nota 5, que é a nota máxima, no processo de renovação de reconhecimento do curso realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Os avaliadores do Inep verificaram a realidade e especificidades do curso de graduação, por meio de visita virtual in loco no período de 4/11/2024 a 6/11/2024, e mantiveram a nota máxima da LEC, que foi alcançada na avaliação realizada no ano de 2019.
Para o coordenador, professor Diogo Neves Pereira, e o vice-coordenador do curso, Luciano Soares Pedroso, a conquista é fruto de muitos anos de trabalho, dedicação e inspiração de toda a comunidade da Educação do Campo; e será fundamental para que a LEC continue se aprimorando e se consolidando. “O curso tem sua origem nas lutas dos povos e dos movimentos sociais do campo por uma educação de qualidade e que valorize suas especificidades. Na UFVJM estamos completando 15 anos de Educação do Campo. Inicialmente, com o curso então chamado de ‘PROCAMPO’ e, desde 2014, com a LEC. No final de 2019 o curso recebeu do MEC o conceito 5. Nesta recente avaliação, a nota máxima foi mantida. Essa é uma conquista coletiva - de docentes, técnicos, discentes, familiares, lideranças, organizações sociais, dentre muitos outros”, destaca a coordenação atual da LEC.
O professor Luiz Otávio Costa Marques, que foi coordenador do curso do início do ano de 2022 até o início do ano de 2024, também comemorou a conquista. Para Luiz, a nota 5 indica que o curso atende com excelência aos padrões de ensino, infraestrutura e corpo docente exigidos pelo MEC, gerando um impacto positivo na autoestima de docentes e discentes. “Os professores sentem-se mais valorizados, uma vez que seu trabalho é reconhecido tanto dentro da instituição quanto externamente, e os alunos adquirem maior confiança, pois têm a certeza de estar recebendo uma formação acadêmica de alto nível, o que pode motivá-los a alcançar resultados ainda mais expressivos. Ressalta-se, também, que a obtenção da nota máxima pode facilitar a inserção dos egressos no mercado de trabalho, o qual tende a valorizar profissionais formados em cursos bem avaliados pelo MEC. Pode também atrair candidatos interessados em ingressar em um curso reconhecido pela sua qualidade”, destaca o ex-coordenador da LEC.
De acordo com o relatório da avaliação, a comissão fez as seguintes análises qualitativas sobre as três dimensões avaliadas:
DIMENSÃO 1: ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA
O curso de Licenciatura em Educação do Campo, com duas habilitações (Ciências da Natureza e Linguagens e Códigos), na modalidade presencial, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), apresenta políticas institucionais no âmbito do curso (ensino, pesquisa e extensão), de acordo com o que preconiza seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e o Plano Nacional de Educação (PNE), sendo parte delas voltadas para a promoção de práticas comprovadamente inovadoras no âmbito do curso. Os objetivos do curso, a metodologia e a estrutura curricular (e seus conteúdos), assim como as formas de apoio ao discente constam do PPC e se inserem no contexto institucional do PDI, buscando alinhar o perfil da IES ao perfil do curso e de seu egresso. Os conteúdos curriculares foram pensados na vinculação ao contexto institucional mais geral e em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais. As Atividades Práticas como componentes curriculares, as Atividades Complementares e as Atividades Extensionistas possuem regulamentação própria e resultados dentro do proposto. A gestão do curso e os processos de autoavaliação, pela CPA, possuem análises da aplicação de instrumentos avaliativos que demonstram a apropriação dos resultados pela gestão do curso. Os procedimentos de acompanhamento e de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem estão associados ao trabalho de docentes e coordenação, que têm percepção de seus lugares nesse processo, sendo as informações sistematizadas e disponibilizadas aos estudantes como possibilidade de garantir adequada natureza formativa. A leitura do PPC, assim como as falas da gestão, docentes, coordenação de curso e discentes demonstram trilhas de potencialidade construtiva do conhecimento ajustadas em seus aspectos formativos (relação teoria e prática, por exemplo) para o ensino-aprendizagem diretamente voltado a formar, com qualidade, licenciados em Educação do Campo.
DIMENSÃO 2: CORPO DOCENTE E TUTORIAL
O curso atende satisfatoriamente aos indicadores que compõem a Dimensão 2. O Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Licenciatura em Educação do Campo é composto por cinco membros e desempenha um papel importante no acompanhamento, na consolidação e na atualização do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), bem como no desenvolvimento geral do curso. O coordenador do curso atua em regime de dedicação exclusiva, integra o NDE e possui um plano de trabalho. O corpo docente apresenta uma formação adequada, com um regime de trabalho em tempo integral que favorece uma dedicação diferenciada ao curso. Os docentes possuem experiência significativa tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior, e a maioria comprovou produção científica relevante nos últimos três anos. O curso também possui um colegiado que se dedica à luta pela governança acadêmica e à defesa da qualidade do curso, em consonância com os princípios e desafios da educação do campo.
DIMENSÃO 3: INFRAESTRUTURA
O curso atende de forma satisfatória aos indicadores da Dimensão 3. A infraestrutura geral é de excelente qualidade, com ambientes bem conservados e evidentes cuidados com a organização e limpeza, além de boa iluminação e ventilação natural. As salas de aula, o espaço de trabalho para docentes em tempo integral, o gabinete do coordenador, a sala coletiva dos professores e os laboratórios didáticos (tanto de formação básica quanto específica) possuem estrutura e recursos excelentes. A biblioteca é ampla, oferece acesso ao Sisbi, incluindo a plataforma Minha Biblioteca e o Pergamum UFVJM (Sistema Integrado de Bibliotecas). O contrato de fornecimento está vigente, registrado em nome da IES, e o número de licenças de uso atende à demanda de vagas autorizadas para o curso, e, portanto, adequada no que tange à bibliografia básica e complementar. No entanto, no campus, observamos a ausência de sinalização com o braile, sistema de escrita tátil e piso tátil.
Por Diretoria de Comunicação Social