Curso de Ciência e Tecnologia conquista nota máxima em avaliação do Inep

publicado: 27/09/2024 20h22, última modificação: 27/09/2024 20h21
Graduação, do Campus JK, em Diamantina, alcançou nota 5

O curso de graduação em Ciência e Tecnologia (BCT), do Campus JK da UFVJM, em Diamantina (MG), conquistou nota 5, que é a nota máxima, no processo de renovação de reconhecimento do curso realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os avaliadores do Inep verificaram a realidade e especificidades do curso, que é nível bacharelado, por meio de visita virtual in loco no período de 18/9/2024 a 20/9/2024.

Para a coordenadora do curso, professora Emiliana Mara Lopes Simões, “Esse resultado demonstra a qualidade do curso de graduação em Ciência e Tecnologia oferecido pelo Instituto de Ciência e Tecnologia - Campus JK da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Nós, do Instituto de Ciência e Tecnologia, estamos muito felizes e motivados a continuar trabalhando pela educação. Afinal, somos instrumentos de transformação em uma região com poucas oportunidades”.

De acordo com o relatório da avaliação, a comissão fez as seguintes análises qualitativas sobre as três dimensões avaliadas:

• Organização didático-pedagógica: Conforme pode ser observado e constatado com a análise dos documentos e as reuniões realizadas com os membros da comunidade acadêmica do Bacharelado em Ciência e Tecnologia, o curso possui uma organização didático-pedagógica incorporada na cultura diária de seu coordenador, professores e discentes, com o objetivo de cumprir os objetivos estabelecidos em seu PPC e em consonância com os institucionais. As ações da coordenação, a experiência profissional e acadêmica do corpo docente estão refletidos na percepção dos discentes do curso. Normalmente conforme relato dos discentes e docentes, o egresso escolhe o próximo curso em Engenharia, de Ciências Exatas e Tecnológicas ou mesmo em uma pós-graduação. Houve relato que um egresso atualmente está cursando Medicina.
  • Corpo Docente e Tutorial: Conforme as entrevistas durante a visita in loco, PPC e os documentos apensados, evidenciamos que os docentes do curso têm alta qualificação e experiência profissional nas respectivas áreas de atuação. Em média os professores atuam na IES há mais de uma década e trazem as experiências do mercado de trabalho para o ensino dos componentes curriculares. Também foi evidenciada a participação docente no colegiado, NDE e CPA.
  • Infraestrutura: A IES apresenta uma infraestrutura excelente nas salas de aula, acesso dos alunos a equipamentos de informática, bibliografia básica e complementar por Unidade Curricular (UC), laboratórios didáticos de formação básica e formação específica e processo de controle de produção ou distribuição de material didático. Os acessos estão todos adaptados com rampas, corrimãos, piso tátil e identificação em Braile ao lado da porta de todos os ambientes apresentados na visita às instalações; os laboratórios e a biblioteca possuem ao menos 1 computador com teclados, fone e softwares adaptados e lugares específicos para cadeirantes. As salas de aulas, laboratórios e auditório possuem cadeiras canhotas e para pessoas obesas.

Saiba mais sobre o curso de Ciência e Tecnologia da UFVJM do Campus JK (Diamantina-MG).

Siglas citadas no relatório:
PPC: Projeto Pedagógico do Curso
NDE: Núcleo Docente Estruturante