Notícias

Oportunidade

UFVJM realiza seleção para supervisores do Programa Mais Médicos

publicado: 05/12/2023 18h21, última modificação: 05/12/2023 18h21
Inscrições estão abertas até o próximo dia 17 de dezembro

A UFVJM, como Instituição Supervisora do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB) no estado de Minas Gerais, publicou edital de processo seletivo para supervisor médico do programa. Podem participar do processo seletivo os médicos que têm diploma de graduação expedido ou validado por instituição de ensino superior brasileira e que sejam portadores do registro no conselho profissional. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas até o próximo dia 17 de dezembro, por meio on-line, seguindo as orientações que constam no Edital nº 001/2023 – UFVJM.

A seleção tem o objetivo de constituir cadastro de reserva em caráter classificatório. Os candidatos serão chamados conforme a necessidade da Instituição Supervisora UFVJM, priorizando a regionalização do Plano de Trabalho aprovado pelo Ministério da Educação (MEC). O número de vagas está condicionado aos parâmetros autorizados pelo MEC e ao número de médicos participantes do PMMB lotados nos municípios das regiões de saúde sob responsabilidade da UFVJM.

Entre os critérios para ocupar a vaga estão: ter disponibilidade para realizar acompanhamento aos médicos do PMMB, em seu local de atuação (supervisão in loco), em área urbana ou rural dos municípios; e, tutores e supervisores médicos em exercício pelo PMMB em outros estados ou outras instituições supervisoras, que se inscreverem, deverão fazer a opção por uma única instituição, e não poderão acumular cargos de supervisão e tutoria.

Para o desenvolvimento das atividades o supervisor pedagógico receberá bolsa-supervisão, mediante cumprimento das respectivas atribuições durante o prazo de sua vinculação ao Mais Médicos para o Brasil. A bolsa será paga pelo Ministério da Educação aos supervisores médicos selecionados e convocados pelo edital. Cada supervisor médico do PMMB, conforme preconizado nacionalmente, será responsável por uma média de 10 médicos, sendo facultado ao Ministério da Educação a modificação dessa proporção conforme necessidades do programa.

A divulgação do resultado do processo seletivo está prevista para o próximo dia 19 de dezembro. Todas as outras informações, como as microrregiões de saúde abrangidas, podem ser conferidas no edital de seleção.

Mais Médicos

O Programa Mais Médicos Brasil tem como um de seus objetivos fortalecer a prestação de serviços de Atenção Básica em Saúde no país e a política de educação permanente com a integração ensino-serviço, por meio da atuação das instituições de educação superior na supervisão acadêmica das atividades desempenhadas pelos médicos.

 

Por Coordenadoria de Comunicação Social