UFVJM passa por processo de Recredenciamento Institucional

publicado: 26/10/2023 11h54, última modificação: 26/10/2023 13h51
Visita de avaliação in loco virtual foi realizada de 23 a 25/10

Terminou nesta quarta-feira (25) mais uma etapa do processo de Recredenciamento Institucional da UFVJM: a visita de avaliação in loco virtual, realizada desde o dia 23 por uma comissão de examinadores designados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Nesta avaliação, a instituição precisou demonstrar que atende a diversos indicadores de qualidade, para obter a renovação do seu ato autorizativo de funcionamento junto MEC, a Portaria de Recredenciamento Institucional.

De acordo com o pró-reitor de Graduação da UFVJM, Douglas Sathler dos Reis, nas últimas semanas, todos os setores da gestão estiveram mobilizados na organização dos preparativos para a visita dos avaliadores. Foram gerados diversos documentos comprobatórios exigidos no processo, como comprovações fiscais, balanço patrimonial e financeiro, comprovantes de endereços e atos normativos, além de comprovações de vínculo, formação, titulação e produção de todos os docentes da universidade.

“Fizemos um trabalho intenso para levantar todos os dados necessários sobre a nossa universidade. Agora é um momento propício para refletirmos sobre a instituição e também uma excelente oportunidade para entendermos nosso pontos fortes e os que precisam ser melhorados, que são elementos base para viabilizar o planejamento e auxiliar no cumprimento da nossa missão institucional”, afirma o pró-reitor Douglas.

No início dos trabalhos, foi disponibilizada aos avaliadores uma apresentação institucional da universidade, em arquivo produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), com todos os dados da UFVJM: histórico; números atuais de cursos de graduação e pós-graduação; alunos matriculados; docentes e técnicos administrativos; unidades acadêmicas de cada campi; fazendas experimentais; conselhos superiores; gestão acadêmica; assistência estudantil, pesquisa e pós-graduação; ações de extensão e cultura; atividades do projeto UFVJM nas Comunidades e destaques acadêmicos.

UFVJM passa por processo de Recredenciamento Institucional - Imagem 1 UFVJM passa por processo de Recredenciamento Institucional - Imagem 2
Capa da apresentação digital e reunião on-line da gestão da UFVJM com avaliadores, no início dos trabalhos de avaliação in loco virtual para Recredenciamento Institucional

Durante a visita virtual, a comissão conheceu diversos setores do Campus JK, sede da UFVJM, conferiram instalações e atividades desenvolvidas na instituição. Ao longo do processo de avaliação, também foram realizadas reuniões com a comunidade acadêmica, separadas por categorias, como técnicos administrativos, coordenadores de curso, docentes, discentes e representantes da gestão.

Próximos passos

Ao final da análise, será emitido o Conceito Institucional, junto com o relatório de avaliação, em até dez dias. Se a avaliação for satisfatória (conceito igual ou superior a 3), o processo segue para parecer final na Secretaria de Regulação e Supervisão do MEC e, posteriormente, homologação junto ao Conselho Nacional de Educação. Por fim, vai ao Gabinete do Ministro para publicação da Portaria de Recredenciamento.

Relato Institucional

UFVJM passa por processo de Recredenciamento Institucional - Imagem 3
Capa do Relato Institucional 2023 da UFVJM

Em agosto deste ano, a UFVJM publicou o Relato Institucional de 2023, um documento-chave para subsidiar o processo de recredenciamento da universidade. O seu objetivo é fornecer uma visão abrangente da instituição, com apresentação da universidade, processos avaliativos (avaliações externas e autoavaliação), processos de gestão e evolução institucional, ressaltando o compromisso contínuo da UFVJM com a excelência acadêmica e aprimoramento constante.

Conheça o Relato Institucional 2023 da UFVJM.

Recredenciamento Institucional

O Recredenciamento Institucional é a renovação do ato administrativo de credenciamento da instituição. O processo transcorre dentro de um fluxo processual composto por diversas etapas, dentre as quais a avaliação in loco por parte do Inep.

O processo garante, então, a regularidade da instituição, condicionada à obtenção de indicadores de qualidade satisfatórios nas dez dimensões institucionais determinadas pelo art. 3º da Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). São elas: missão e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão; responsabilidade social da instituição; comunicação com a sociedade; políticas de pessoal; organização e gestão da instituição; infraestrutura física; planejamento e avaliação; políticas de atendimento aos estudantes e sustentabilidade financeira. São 48 indicadores de avaliação, divididos em cinco eixos: Planejamento e avaliação institucional; Desenvolvimento institucional; Políticas acadêmicas; Políticas de gestão e Infraestrutura.

Por Coordenadoria de Comunicação Social