2º Economia e Sociedade em Debate - Relação entre capitalismo, território e povos indígenas

publicado 26/10/2023 17h26, última modificação 27/10/2023 14h43
28 a 31 de outubro
28/10/2023 até 31/10/2023 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
Aldeia Escola-Floresta Maxakali e Campus do Mucuri - Teófilo Otoni

Fomentar a discussão coletiva sobre temáticas de grande relevância social em sua interface com as Ciências Econômicas. Com este objetivo e sob o tema da relação entre capitalismo, território e povos indígenas, será realizado o 2º Economia e Sociedade em Debate, de 28 a 31 de outubro, no Campus do Mucuri, em Teófilo Otoni.

O evento é fruto de uma construção coletiva entre estudantes da disciplina Pesquisa e Extensão em Economia, do curso de Ciências Econômicas da UFVJM, e diversas instituições parceiras das comunidades interna e externa à universidade, sob a coordenação da professora Janaína de Faria. “Na edição do evento deste semestre letivo, articulam-se discussões sobre o capitalismo, que é objeto central de investigação das Ciências Econômicas, e a situação do povo Tikmu'un (Maxakali), que tradicionalmente vive no território onde o Campus do Mucuri está inserido”, explica a professora Janaína, responsável pela disciplina Pesquisa e Extensão em Economia.

Programação

A temática da segunda edição do 2º Economia e Sociedade em Debate - relação entre capitalismo, território e povos indígenas - será abordada por meio de visita à Aldeia Escola Floresta, em que os participantes poderão conhecer um pouco da sua organização socioeconômica e cultural, e de minicurso e mesa-redonda, com discussão sobre a situação da população Maxakali e reflexões sobre como o campo das Ciências Econômicas contribui para a compreensão dessa realidade.

De acordo com os organizadores, apesar de a programação aberta ao público ser de 28 a 31 de outubro, as ações do evento iniciaram-se com as visitas de estudantes das Ciências Econômicas e parceiras às escolas estaduais Tristão da Cunha e Ione Lewick, para estimular os estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a refletirem sobre a temática do evento e participarem das atividades realizadas na UFVJM. “A participação de professores e estudantes das escolas públicas amplia ainda mais o diálogo proposto pelo evento, promovendo a democratização do conhecimento sobre as questões socioeconômicas atuais do capitalismo, do país e da comunidade local”, comenta Janaína de Faria.

Peça gráfica do evento II Economia e Sociedade em Debate - Relação entre capitalismo, território e povos indígenas - 1 Peça gráfica do evento II Economia e Sociedade em Debate - Relação entre capitalismo, território e povos indígenas - 2 Peça gráfica do evento II Economia e Sociedade em Debate - Relação entre capitalismo, território e povos indígenas - 3
Clique na imagem para ampliá-la

* Visita à Aldeia Escola-Floresta Maxakali - sábado, 28/10
Saída do ônibus às 8h30 e retorno às 12h30, em frente à Prefeitura de Teófilo Otoni
Inscrição por meio do link.

* Minicurso Epistemologia das Ciências Econômicas - segunda-feira, 30/10
Matemática e cientificidade, com Maracajaro Mansor; Realismo e Economia, com Álvaro Martins
Auditório do NIPE / Campus do Mucuri - 19h
Inscrição por meio do link.

* Mesa-redonda Capitalismo, Território e Povos Indígenas, com Maracajaro Puri e Cassiano Maxakali - terça-feira, 31/10
Auditório Esmeralda / Campus do Mucuri - 19h
Inscrição por meio do link.

Comissão Organizadora do 2º Economia e Sociedade em Debate

* UFVJM: Janaína de Faria, coordenadora do evento e docente responsável pela disciplina Pesquisa e Extensão em Economia, do curso de Ciências Econômicas; e Ellen Lucy Tristão, vice-coordenadora do evento e diretora do Campus do Mucuri.
* Instituições parceiras: Ana Patrícia de Jesus Santos, coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH); Alba Cristina dos Reis, Associação de Bairros de Teófilo Otoni (ABTO); Eudirene Cardoso Ferraz, Grupo de Mulheres Organizadas do Mucuri (GMOM); Centro Acadêmico Celso Furtado (CACE); e Slam Recitando Vidas.
* Colaboradores: Vinícius Figueiredo Silva (arte de divulgação); Fernando José Carvalho de Oliveira (EE Tristão da Cunha); Ana Flávia Lopes dos Santos (EE Ione Lewick).
* Apoio: Departamento de Ciências Econômicas / Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas / UFVJM.

A ação é registrada na Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) sob o número 202203000624.

Peça gráfica do evento II Economia e Sociedade em Debate - Relação entre capitalismo, território e povos indígenas - 4
28 a 31 de outubro de 2023
Aldeia Escola-Floresta Maxakali e Campus do Mucuri - Teófilo Otoni