UFVJM e reitor recebem homenagens da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

publicado: 14/11/2023 12h07, última modificação: 14/11/2023 12h07
A universidade e o seu gestor máximo foram agraciados com a Ordem do Mérito Legislativo de Minas Gerais; e a instituição também recebeu homenagem pelos seus 18 anos

No último dia 8, a UFVJM e seu reitor, Heron Laiber Bonadiman, foram agraciados com a medalha da Ordem do Mérito Legislativo, no grau “Mérito Especial”, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). E no dia seguinte, 9/11, a UFVJM recebeu uma homenagem da ALMG pelos seus 18 anos como universidade e 70 anos de história, desde a sua fundação como Faculdade de Odontologia de Diamantina.

A solenidade de entrega da Ordem do Mérito Legislativo ocorreu no Palácio das Artes, com o tema "Assembleia Legislativa de Minas Gerais: tradição na busca pela inovação", e foi marcada pela presença de lideranças e autoridades do estado. Durante a cerimônia, foram homenageadas pessoas e instituições ligadas à inovação em diversas esferas, abrangendo política, justiça, saúde, educação, comércio, além de empresários, militares, líderes religiosos, entidades do setor produtivo e associações culturais. A premiação é concedida a personalidades que, de maneira destacada, promovem o desenvolvimento, a cultura e o avanço do conhecimento no cenário mineiro.

A ALMG homenageou, por meio de proposta da deputada Beatriz Cerqueira, o reitor Heron Laiber Bonadiman, e por meio de requerimento do deputado estadual Jean Freire, a UFVJM.

UFVJM e reitor recebem homenagens da Assembleia Legislativa de Minas Gerais - Imagem 1 UFVJM e reitor recebem homenagens da Assembleia Legislativa de Minas Gerais - Imagem 2
Reitor recebe a medalha e posa para foto ao lado dos deputados estaduais Jean Freire e Beatriz Cerqueira, responsáveis pela indicação aos prêmios (Crédito das fotos: Luiz Rocha)

Ao comentar a homenagem, o reitor destacou o significado e a importância dessa premiação. “Fiquei emocionado com o recebimento da Ordem do Mérito Legislativo. Foi uma surpresa muito grande. Mas a minha felicidade maior foi ter sido indicado pela deputada Beatriz, reconhecida pelo seu intenso trabalho em defesa da educação pública e da democracia. Recebi a indicação da Ordem do Mérito pelas mãos de uma parlamentar que luta pelas pessoas que precisam. Para mim é uma alegria ainda maior. É, por essa razão, que dedico a ordem a todos os membros da nossa comunidade que lutaram contra todo tipo de autoritarismo. Os últimos anos foram suportáveis porque tivemos a resistência e a companhia de pessoas de coragem”, pontuou.

Homenagem pelos 18 anos como universidade e 70 anos de história

No dia seguinte à cerimônia de entrega das medalhas, dia 9/11, ocorreu uma reunião especial, no Plenário Juscelino Kubitschek da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), para prestar homenagem à UFVJM. Por meio da entrega de uma placa comemorativa, a UFVJM recebeu reconhecimento pelo seu papel como instituição pública de ensino e pela sua história.

UFVJM e reitor recebem homenagens da Assembleia Legislativa de Minas Gerais - Imagem 3
Da esquerda para direita: dep. Jean Freire; vice-reitora Flaviana Tavares; 1ª vice-presidente da ALMG, dep. Leninha; reitor Heron Bonadiman e dep. Beatriz Cerqueira (Crédito das fotos: Luiz Rocha)

A solenidade, que reuniu autoridades e representantes da comunidade acadêmica, destacou o compromisso da UFVJM em contribuir para o progresso das localidades que abrange. Durante o evento, participantes ressaltaram o empenho contínuo da UFVJM em promover o desenvolvimento econômico, social e cultural, além de seu papel fundamental no avanço do conhecimento, através do ensino de qualidade, pesquisa inovadora e atividades de extensão com impacto positivo.

O reitor da UFVJM expressou sua gratidão pelo momento. “Essa homenagem representa o reconhecimento que nossa universidade recebeu da casa do povo mineiro. Nossa comunidade universitária é responsável por atuar num vasto território e somos fruto de uma política de interiorização do ensino superior público, gratuito e de qualidade. Depois de 70 anos de existência como instituição e 18 anos como universidade, está na hora de concentramos esforços na inclusão das pessoas do nosso território, na geração de renda e de emprego dignos e na promoção dos direitos humanos. Está na hora de consolidarmos a pesquisa, o ensino e a extensão de qualidade que já desenvolvemos”, refletiu Heron.

A cerimônia foi transmitida pelo canal da ALMG no YouTube e contou com entrega de placa de homenagem, discursos de membros da mesa, exibição de vídeo institucional da UFVJM e, ao final, apresentação do Coral Universitário da UFVJM.

Confira fotos dos eventos:

Por Coordenadoria de Comunicação Social