UFVJM é contemplada em edital de internacionalização da Fapemig

publicado: 14/11/2023 11h57, última modificação: 14/11/2023 14h43
Projeto aprovado visa ao intercâmbio de docentes e discentes e promoção de parcerias internacionais

A UFVJM conquistou a aprovação de projeto na Chamada 09/2023 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), que aprovou aporte de recurso extra de quase R$ 20 milhões para fomento à internacionalização das Instituições Científicas e Tecnológicas do estado de Minas Gerais (ICTMGs). O projeto da UFVJM está entre as dez propostas aprovadas pela fundação, e visa consolidar a internacionalização dos programas de pós-graduação da UFVJM por meio do intercâmbio de docentes e discentes e da promoção de parcerias internacionais. Nos próximos dias, a fundação enviará os Convênios de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para assinatura dos coordenadores dos projetos contemplados. Os recursos têm origem exclusiva do Tesouro Estadual.

De acordo com a coordenadora de Relações Internacionais da UFVJM, professora Etel Rocha Vieira, a aprovação do projeto representa a oportunidade para a UFVJM iniciar o fomento, de forma institucional e sistematizada, de ações de internacionalização da pós-graduação. “As ações serão focadas tanto na oportunidade de melhorar a formação dos nossos egressos de doutorado, por meio do período sanduíche no exterior, quanto no fortalecimento da cooperação internacional, por meio das visitas técnicas ao exterior e custeio de estágio pós-doutoral no exterior para nossos docentes”.

Para a secretária executiva da Diretoria de Relações Internacionais, Nathália Cristina do Rosário, além de contribuir para o fortalecimento e internacionalização da pós-graduação da UFVJM, o projeto visa apoiar a formação de recursos humanos altamente capacitados. “Nesse sentido, é de extrema relevância para alavancar a produção de conhecimento na universidade, o que impactará positivamente todos os níveis institucionais”, destaca Nathália.

De acordo com o projeto da UFVJM, a implementação das ações nele propostas permitirá alavancar a produção científica e tecnológica, internacional e de maior impacto e aumentar a visibilidade, de maneira geral, de uma instituição que é referência no estado. Além disso, o projeto também visa aumentar a empregabilidade dos egressos da pós-graduação, e possibilitar a proposição de soluções científicas e tecnológicas para os problemas locais.

Equipe do projeto: professores bolsistas de produtividade CNPq; docentes permanentes dos diferentes programas de pós-graduação da UFVJM; servidores técnicos administrativos da DRI. Pesquisadores estrangeiros: Fabiano Trigueiro Amorim (New Mexico University), Farzin Shabani (Qtar university, na Austrália), Seyedeh Parvin Hejazirad (pesquisadora iraniana, estagiária pós-doutoral na UFVJM), Bertold Rasche (Univesität Stuttgart), Carmen Gloria Pizarro Arriagada (Universidad de Santiago de Chile), Saimon M. Silva (La Trobe University, Melbourne), Pedro Fonte (Universidade do Algarve, Portugal), Muhammad Haseeb (Florida A&M University).

UFVJM trabalha pela promoção das Relações Internacionais

No final do último mês de outubro, a UFVJM marcou presença na Assembleia Geral e Seminário Internacional do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), eventos realizados em Genebra, na Suíça. A universidade foi representada pela coordenadora de Relações Institucionais, professora Etel Rocha Vieira, que aproveitou o momento para realizar contato com reitores e gestores de relações internacionais de diversas universidades, apresentando as potencialidades de cooperação com a UFVJM.

Neste ano o tema do seminário foi “Educação superior para a cidadania global”, organizado em quatro eixos de discussão: o papel do ensino superior na garantia da justiça social e da equidade; o compartilhamento de experiências a respeito da questão de refugiados, migrantes e apátridas na universidade; os caminhos que as instituições de ensino superior precisam trilhar para a promoção da cidadania global; e a contribuição que podem dar para o alcance das metas de desenvolvimento sustentável. Mais de 50 representantes de departamentos de educação, universidades, e instituições culturais de 19 países, incluindo Brasil, Suíça, África do Sul, Estados Unidos, Reino Unido e Cazaquistão, participaram do evento.

Segundo a coordenadora, “a participação da UFVJM na assembleia geral e no seminário marca o compromisso da atual gestão na retomada da internacionalização da UFVJM, com o objetivo não apenas de buscar parceiros internacionais para contribuírem com a resolução dos nossos problemas locais como também para proporcionar aos estudantes e servidores da UFVJM a possibilidade de uma formação globalizada”.

Foto Oficial da 16ª Assembleia Geral do GCUB
Foto oficial da 16ª Assembleia Geral do GCUB

Foto Oficial do 13º Seminário Internacional do GCUB
Foto oficial do 13º Seminário Internacional do GCUB

Foto da Recepção dos Participantes do GCUB
Etel Rocha Vieira, coordenadora de Relações Internacionais da UFVJM, e embaixador Tovar da Silva Nunes, representante permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra, na recepção dos participantes do GCUB

Saiba mais sobre o evento.

Por Coordenadoria de Comunicação Social