UFVJM é finalista no I Concurso de Boas Práticas do MEC

publicado: 19/09/2023 15h04, última modificação: 20/09/2023 14h08
Objetivo é promover e evidenciar boas condutas dos órgãos educacionais federais

UFVJM é finalista no I Concurso de Boas Práticas do MEC

A UFVJM é finalista no I Concurso de Boas Práticas - uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) para promover e evidenciar as boas condutas produzidas na gestão federal dos órgãos educacionais. A universidade concorre com outras cinco instituições na categoria “Aprimoramento da transparência ativa e passiva e da participação social a gestão pública”.

Concorreram práticas efetivamente desenvolvidas pelos órgãos, no âmbito do MEC, já implementadas por um período superior a 90 dias, contados do último dia de inscrição no concurso (22 de agosto), para que fosse possível avaliar os avanços delas decorrentes.

A UFVJM submeteu como boa prática a Plataforma Analisa UFVJM. “A plataforma foi desenvolvida para concentrar os dados produzidos na instituição e transformá-los em evidências e informações capazes de gerar relatórios e painéis de indicadores, para que os gestores possam tomar suas decisões de forma rápida e acertada”, explica o diretor de Governança Institucional da universidade, João Paulo dos Santos.

O chefe da Divisão de Governança e Qualidade de TI, Elton Pereira Rosa, complementa a explicação sobre a Plataforma Analisa UFVJM: “Nesse espaço, a instituição disponibiliza o seu portal de dados abertos para a sociedade e seus painéis de indicadores, em tempo real, para a tomada de decisão por parte dos gestores e consulta pelos cidadãos, além de relatórios restritos ao trabalho interno dos seus servidores”.

A fase final do concurso será realizada neste mês de setembro e prevê avaliação in loco, na qual poderão ser realizadas reuniões presenciais e/ou telepresenciais, visitas técnicas a fim de certificar as informações apresentadas e outros levantamentos necessários à análise da ação.

O resultado será publicado entre 24 de outubro e 1 de novembro, após o julgamento da comissão designada. Serão premiadas as duas melhores práticas em cada categoria prevista no regulamento. O prêmio, de caráter simbólico, consistirá em uma placa gravada e um certificado expedido pelo MEC para as instituições vencedoras.

Conheça mais sobre o I Concurso de Boas Práticas no portal do MEC.

Por Coordenadoria de Comunicação Social