UFVJM celebra 18 anos como universidade

publicado: 08/09/2023 19h39, última modificação: 08/09/2023 19h39
Instituição foi criada em 8/09/2005 para atender necessidades do Vale do Jequitinhonha

Hoje, dia 8 de setembro, a UFVJM comemora uma jornada de 70 anos de excelência educacional e celebra sua maioridade como universidade!

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) foi criada em 8 de setembro de 2005 (Lei 11.173), mas sua história começou em setembro de 1953, quando Juscelino Kubitschek de Oliveira fundou a Faculdade de Odontologia de Diamantina (Faod), para atender as necessidades do Vale do Jequitinhonha. Antes de se tornar universidade, foi Faculdade Federal de Odontologia (Fafeod) e depois Faculdades Federais Integradas de Diamantina (Fafeid).

Possui atualmente cinco campi, localizados nas cidades de Diamantina, Teófilo Otoni, Janaúba e Unaí, e abrange as mesorregiões do Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Noroeste e Norte de Minas Gerais. Para atender a demanda dessas regiões, a instituição oferece 45 cursos de graduação presencial; 5 de educação a distância; 8 cursos de doutorado e 23 de mestrado presenciais; 1 mestrado a distância; 2 residências presenciais e 7 especializações EaD.

Parabéns, UFVJM, pelos 18 anos de universidade e 70 anos de tradição no ensino público e de qualidade!

Confira o vídeo comemorativo produzido pela equipe da Coordenadoria de Comunicação Social em homenagem ao aniversário da UFVJM, com depoimentos sobre a importância da instituição na vida de cada um dos participantes!

Por Coordenadoria de Comunicação Social